SP aplica mais de 119,4 mil vacinas contra Covid-19 em mutirão no sábado

Vacina contra Covid-19 é aplicada em mulher grávida no estado de São Paulo
Foto: Divulgação/Governo de SP (17.mai.2021)

 

 

Por Portal do Parente

O estado de São Paulo aplicou 119.450 mil doses de vacinas contra a Covid-19 no último sábado (5) no que chamou de “dia D”, um mutirão organizado pelo governo estadual junto aos municípios para avançar na imunização da população. Os dados são do governo paulista e contam as doses aplicadas até 18h16.

A intenção do mutirão, que abriu mais de 5 mil postos de vacinação ao longo do dia, era chegar principalmente às pessoas que já tomaram a primeira dose mas faltaram no retorno previsto para a segunda.

“Quem não conseguiu ir hoje a um posto e ainda está com a segunda dose em atraso pode procurar a rede de saúde nos próximos dias e completar seu esquema vacinal”, disse a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Tatiana Lang D’Agostini.

Normalmente, a Secretaria Estadual de Saúde envia números iguais de vacinas aos 645 municípios do estado para pessoas que tomarão a primeira e as que tomarão a segunda dose, de acordo com as estimativas de quantos fazem parte dos grupos em fase de vacinação em cada local. Na última semana, porém, foram remetidas 279.815 doses extras, todas do Butantan, exclusivamente para a  aplicação de segunda dose.

Ainda de acordo com o governo de São Paulo, 92.569 pessoas tomaram hoje a primeira dose. Todas elas devem voltar para a segunda aplicação de acordo com o prazo definido para cada imunizante: até 28 dias para a CoronaVac, do Insituto Butantan, e 12 semanas para a da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/AstraZeneca).

 

 

 

Fonte: CNN BRASIL 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *