Caprichoso e Garantido apresentam live direto da arena do Bumbódromo de Parintins

Foto: Michael Dantas (Bumbódromo de Parintins)

 

Por Portal do Parente

Parintins (AM) – Pelo segundo ano consecutivo, no último sábado de junho, Caprichoso e Garantido levarão para o Bumbódromo uma apresentação mais intimista para manter a tradição do Festival Folclórico de Parintins, adiado novamente em 2021 por conta da pandemia de Covid-19. Os bumbás entrarão na arena no dia 26, a partir das 20h30, para a live que será transmitida pela TV A Crítica, no canal 4 da TV aberta.

Segundo o titular da pasta, Marcos Apolo Muniz, com a apresentação dos bumbás, mais de 700 famílias serão alcançadas financeiramente, uma vez que a atividade contempla uma série de trabalhadores da cadeia produtiva da cultura e economia criativa, além de movimentar a economia local.

“A Secretaria segue em conversa com representantes das manifestações culturais que tiveram as atividades suspensas para ajudá-los em diferentes frentes, dentro das possibilidades e da forma como é permitido no momento de pandemia. Começamos a executar essa proposta a partir de Parintins, seguindo o modelo do ano passado, quando foi realizada uma live no fim de semana que seria o festival”, afirma o secretário.

É importante o apoio aos artistas contemplará também a realização de oficinas culturais, em parceria com as agremiações Caprichoso e Garantido. “Os festivais são importantes para o interior do Amazonas, para economia desses lugares, para que possam se manter ao longo do ano, sem contar com a questão sentimental voltada para esses eventos”, destaca o secretário Marcos Apolo.

(Boi Caprichoso, Foto: Michael Dantas)

 

(Boi Garantido,Foto: Michael Dantas)

Latinhas temáticas

Como parte da ação de apoio aos artistas locais e em alusão à magia do Festival, serão lançadas latinhas temáticas do Guaraná Tuchaua Champ. A renda proveniente da venda dessa edição especial será, em parte, doada aos artistas dos bumbás, por meio de cestas básicas.

O tradicional verde e branco da embalagem do guaraná reverenciará neste ano o Festival Folclórico de Parintins, abrindo espaço para o vermelho do Garantido e o azul do Caprichoso. As latinhas temáticas de 350 ml do guaraná Tuchaua Champ, marca da Coca-Cola Brasil produzida e distribuída pelo Grupo Simões, celebrarão os grandes momentos dos bumbás.

Adquirindo as latas temáticas, o público contribuirá com os artistas, o Festival e a cultura regional. Os recursos arrecadados serão repassados para o Instituto Abílio Pontes, que contemplará, com cestas básicas, mais de 750 famílias em Parintins.

Marcos Apolo reforça que a ação, além de seguir os protocolos de segurança, também terá o acompanhamento de órgãos fiscalizadores, para que sejam cumpridas as regras de prevenção ao novo coronavírus. Além da Secretaria de Cultura e FVS-AM, a ação contará com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

“A realização da live, na data e local tradicionais do evento, vem para manter a essência do Festival Folclórico de Parintins, que teve a 55ª edição em 2019, mas sempre com a preocupação com o principal, a vida”, comenta o titular da Cultura e Economia Criativa. “É importante entender que a pandemia não passou e os cuidados devem ser mantidos, então a melhor opção é acompanhar de casa”.

Esquenta on-line – Para entrar no clima, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa apresenta, nas redes sociais (@culturadoam), o quadro “Minha História de Boi Bumbá”, com participação de jornalistas, torcedores, dançarinos e representantes de Caprichoso e Garantido, sobre os bastidores do festival.

Entre os convidados estão Chris Reis, Keynes Breves, Beto Vital, Rivaldo Pereira e Franco Lira. Os vídeos, de até cinco minutos, são exibidos aos sábados, no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *