Sejusc conclui trabalhos de Abrigo Emergencial Temporário voltado à população em situação de rua

Local estava em funcionamento desde 25 de fevereiro e acolheu 190 pessoas durante os cinco meses de atividade. Foto: Arquivo Sejusc / Reprodução

Por Portal do Parente

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), concluiu no domingo (25/07), os trabalhos do Abrigo Emergencial Temporário, voltado à população em situação de rua. Inaugurado em fevereiro deste ano, o espaço acolheu, ao todo, 190 pessoas durante os cinco meses de atividades.

Gerenciado pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Sejusc, o abrigo foi montado na área da concentração do Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, para proteger as pessoas em situação de rua durante a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19. No local, os abrigados contaram com todo o suporte do Estado com ações sociais, de saúde e cidadania.

Atuando dentro do Abrigo Emergencial desde a abertura, no dia 25 de fevereiro deste ano, o gerente de Políticas à População em Situação de Rua da Sejusc, Edney de Souza, destacou que a missão de acolher essas pessoas temporariamente foi cumprida. Ele também afirma que cinco acolhidos foram direcionados de volta às suas famílias.

Retrospectiva

Em março, a Sejusc e a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), assinaram um Termo de Cooperação Técnica, visando o cadastro de vagas para empregos aos assistidos do abrigo.

Após assinatura de Termo de Cooperação Técnica com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) em março, o Governo ofereceu cursos de qualificação profissional como: Agente de Portaria, Recepcionista, Fiscal de Loja, Brigada de Incêndio, Auxiliar de Serviços Gerais e Vendedor Vip em Atendimento ao Cliente.

Em maio deste ano, os abrigados foram inseridos no Cadastro Único (CadÚnico), porta de acesso a programas socioassistenciais federais, estaduais e municipais. A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Manaus.

No mesmo mês, a Sejusc realizou a entrega de vias da Carteira de Identidade (RG) e do Registro Civil de Nascimento (RCN) aos acolhidos do abrigo.

Representando o 16º grupo prioritário para a imunização contra a Covid-19, os abrigados receberam a primeira dose do imunizante contra a doença em junho deste ano.

Parceiros 

Os trabalhos no Abrigo Emergencial contaram com o apoio de secretarias estaduais e municipais, além de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que desenvolvem atividades há anos com o público em situação de rua.

Do Estado, além da Sejusc, o espaço contou com os serviços das secretarias de Assistência Social (Seas); de Saúde (SES-AM); de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); de Cultura e Economia Criativa; e Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp); além do Centro de Educação e Tecnologia do Amazonas (Cetam) e da Defensoria Pública do Amazonas. Do município, o abrigo teve o apoio da secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); e de Saúde (Semsa).

As OSCs parceiras foram a Comunidade Católica Nova e Eterna Aliança, Desafio Jovem de Manaus, Centro de Formação Vida Alegre, Movidos pelo Amor e Nacer. Também contou com ação do Serviço Social do Comércio (Sesc/AM).

 

 

Fonte: Sejusc

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *