Em Itapiranga, Polícia Civil do Amazonas resgata 81 quelônios

Foto: Divulgação

 

Por Portal do Parente

A 38ª Delegacia Interativa de Polícia de Itapiranga (distante 227 quilômetros em linha reta de Manaus), resgatou 81 quelônios que estavam em cativeiro, na residência de um homem, de 31 anos, de identidade não revelada, no bairro Caracaraí, naquele município. A apreensão foi ontem terça-feira (27/07) em uma ação conjunta com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Guarda Municipal.

De acordo com o delegado Aldiney Nogueira, titular da DIP, após receberem denúncia anônima de que os animais estariam em cativeiro, uma equipe conjunta foi formada e começou a diligência em torno do caso.

“Ao chegarmos no endereço indicado, encontramos 81 quelônios em sacos de fibra. O homem, que estava em posse dos animais, foi levado à delegacia para prestar depoimento. Ele disse que mantinha os animais para venda, pois está desempregado, e faria isso para ajudar sua esposa recém-operada”, relatou o delegado.

Ainda conforme Nogueira, o homem mantinha os animais sem autorização dos órgãos competentes, e a quantidade apreendida é muito superior à permitida para caça de subsistência.

“Caso fosse uma quantidade inferior, devido à precária condição financeira dele, a legislação abriria uma exceção, mas como a quantidade é considerável e não se encaixa em caça para subsistência, um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi instaurado”, detalhou Nogueira.

Após o resgate dos animais, a Secretaria do Meio Ambiente daquele município foi acionada para realizar a devolução dos animais à natureza.

O homem foi autuado pela Lei 9.605/98, referente a crimes ambientais e assinou um TCO, sendo liberado em seguida.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *