4ª onda? Novo aumento de casos e internações por covid no Brasil acende alerta

Imagem: Ilustrativa/Pixabay
A taxa de transmissão da covid-19 voltou a indicar um crescimento da doença no Brasil. Com isso, especialistas alertam para uma possível quarta onda de casos do coronavírus, menos letal que as outras por conta da vacinação em massa.

Ainda segundo o UOL, a média móvel de óbitos registrou a primeira alta em duas semanas, mas já voltou a ficar estável. Os novos números podem ser reflexo da flexibilidade do uso de máscara.

No dia 5 de fevereiro o país atingiu um pico de 2,1 de contaminação, ou seja, 100 pessoas infectavam outras 210, refletindo no aumento de casos.

Ainda segundo a reportagem, em março o índice de transmissão despencou e voltou a apresentar aumento no dia 9 de maio, conforme levantamento da Info Tracker.

O aumento vem refletindo nas internações no estado de São Paulo. O estado registrou no último mês um aumento de 55% comparado com semanas anteriores.

Especialistas ouvidos pelo UOL divergem sobre o aumento dos casos. Alguns acreditam que o fator indica uma quarta onda, já outros que o aumento é devido a flexibilização do uso de máscaras e do relaxamento social.

Ambos concordam que independente da motivação a ‘nova onda de contaminações’ será menos letal por conta da vacinação contra a covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *