Programação do projeto ‘Cápsula da Ciência’ é cancelada em Manaus após queda de árvore

Árvore caiu em cima da estrutura durante ventania. — Foto: Jucélio Paiva/

A programação do projeto de divulgação científica ‘Cápsula da Ciência’ em Manaus, que seria aberta nesta segunda-feira (19), teve que ser cancelada. Segundo a organização do evento, a estrutura era montada na praça Heliodoro Balbi, no Centro da capital, quando a árvore caiu durante a chuva que atingiu Manaus no domingo (18) e causou danos irreparáveis.

A viagem da ‘Cápsula da Ciência’ pelo interior do Brasil é um projeto que foi idealizado para proporcionar, a partir da projeção de vídeos em 360 graus, uma experiência gratuita e imersiva do universo da ciência de ponta que se faz no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A ‘Cápsula da Ciência’, que ficaria aberta ao público em Manaus até a quarta-feira (21), passou por diversas cidades antes de chegar à capital do estado do Amazonas.

A programação incluiu as cidades de Gaspar (SC), Campinas (SP), Guarapari (ES) e Lagarto (SE), Quixeramobim (CE) e Brasília (DF), onde ficou instalada por alguns dias para sessões gratuitas, tanto para estudantes como para o público geral.

Quem teve a oportunidade de visitar a cápsula pôde conhecer as pesquisas desenvolvidas nos vários laboratórios que integram o CNPEM e ter uma visão inédita de experimentos que usam alguns dos recursos mais sofisticados da ciência atual, como o Sirius, um instrumento científico de última geração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *