Estado descarta rebelião em presídios do AM e cita exercício simulado em unidades

Compaj, um dos presídios do Amazonas — Foto: Divulgação

O Estado descartou a ocorrência de rebelião em presídios do Amazonas, nesta quinta-feira (22). Após a circulação de mensagens nas redes sociais, o governo estadual citou, em nota, que as unidades prisionais passaram por exercício simulado.

A nota é assinada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). “Não procede a informação de rebelião em unidades prisionais do Estado”, diz um trecho.

O texto também afirma que a movimentação registada nas unidades prisionais “faz parte do exercício simulado de ruptura do Sistema Prisional (Operação Armagedom)”.

De acordo com as duas secretaria, a atividade é monitorada por diversos órgãos integrados e conta com a “atuação real de todas as equipes necessárias ao acompanhamento, contenção e resolução de crise”.

Ainda segundo a SSP e a Seap, operações semelhantes são realizadas de forma periódica. “E contam com a intensificação do policiamento nas áreas pressionais, bem como uma simulação em caso de rebelião, com o objetivo de treinar agentes da SSP-AM, Seap, além de outros órgãos das esferas federal, estadual e municipal”, conclui a nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *