Em Manaus: Educadores da rede estadual recebem formação sobre Novo Ensino Médio

Atividade é voltada para professores, pedagogos e gestores que atuam nas escolas de Ensino Médio.

Foto: Divulgação

 

 

Por Portal do Parente

Manaus (AM) – A Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio do Comitê de Implementação da Reforma do Ensino Médio e Currículo e do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), em colaboração com o Instituto Iungo, realiza, de 27 de agosto a 30 de setembro, a Formação “Nosso Ensino Médio”, voltada para professores, pedagogos e gestores que atuam nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio de Manaus.

O programa “Nosso Ensino Médio” contempla as aprendizagens essenciais à implementação do Novo Ensino Médio, por meio de uma arquitetura curricular dinâmica, que proporcionará aos gestores, pedagogos e professores uma experiência similar à que os estudantes vivenciarão, no Novo Ensino Médio. Além disso, o curso possui jornadas pedagógicas, trilhas de aprendizagem autoinstrucional e momentos de estudos orientados.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 22 de agosto, por meio do link: http://cepandigital.seduc.am.gov.br/inscricao/.

O curso iniciará com uma Jornada Pedagógica síncrona (ao vivo), que ocorrerá no dia 27 de agosto, às 9h, com transmissão pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e no canal Cepan, no YouTube. O início contará com a participação de Raimundo Barradas e representantes do Instituto Iungo, que apresentarão o programa de formação “Nosso Ensino Médio”.

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para mil horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros; e de aproximar as escolas à realidade e aos anseios dos estudantes de hoje; considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *