Em Tabatinga: Idam oferece curso de boas práticas na produção de farinha a produtores indígenas

Foto: Divulgação

 

 

Por Portal do Parente

Com o objetivo de qualificar agricultores indígenas da comunidade de Umariaçu II, no município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), entre os dias 26 e 30 de julho. O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou um curso sobre Boas Práticas na Produção de Farinha de Mandioca.  A capacitação beneficiou 44 agricultores indígenas da comunidade e abordou boas práticas na fabricação de farinha de mandioca.

Segundo a engenheira florestal e gerente da unidade local em Tabatinga, Tainah Bruna Teixeira de Sousa, o curso foi organizado em comemoração ao Dia do Agricultor. “Este curso é um marco para os agricultores indígenas do município, pois é o primeiro que realizamos nesta comunidade. E já temos outros programados, um curso de derivados de mandioca e também um de avicultura”.

O curso ofertado, atendeu os indígenas da comunidade Umariaçu II e foi ministrado pelo técnico em agropecuária do Idam e coordenador do Projeto Prioritário de Mandioca, Suzamar Santos, e pela coordenadora da cadeia prioritária de mandioca na unidade local, a agrônoma Gisele Magalhães.

A programação abordou temas como uso de máquinas, colheita e recepção das raízes, armazenagem, lavagem e descascamento, ralação das raízes, prensagem da massa ralada, esfarelamento, peneiragem, torração e empacotamento.

Conforme Tainah, a proposta é que este seja o primeiro de uma série de cursos que serão oferecidos em comunidades de Tabatinga. A próxima comunidade a ser atendida será a comunidade de Novo Paraíso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *