“Reafirmo aqui o compromisso da segurança pública, por determinação do governador Wilson Lima, que as polícias estão nas ruas para garantir o seu ir e vir e dar tranquilidade para a população”, ressaltou Bonates.

“Nosso pessoal da Segurança Pública continuará atuando com esse efetivo reforçado neste domingo, e a minha determinação é que não sosseguem, que não parem até que todos os envolvidos estejam presos e sejam devidamente punidos por esses atos”, reforçou o governador Wilson Lima.

Até o início da noite, foram registrados incêndios em 21 veículos, em quatro agências bancárias (Bradesco, Caixa Econômica, Banco do Brasil e Santander), um comércio, um em via pública e no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do bairro do Educandos, zona sul de Manaus.

Reação ao combate ao tráfico

Informações levantadas pelo departamento de inteligência da SSP-AM apontam que a motivação para o início das ações de vandalismo foi a morte, na madrugada deste domingo, de um traficante de drogas, e que a ordem de depredação partiu de dentro de um presídio por membros do mesmo grupo criminoso.

De acordo com as forças de segurança do Estado, a reação dos traficantes só reforça que o trabalho das polícias no combate ao tráfico, com recordes de apreensão de drogas, tem minado as forças de grupos criminosos. Em 2020, foram apreendidas mais de 19 toneladas de drogas e, neste ano, em apenas cinco meses, já foram apreendidas outras 11,1 toneladas de drogas.

As ações das polícias também resultaram em 317 prisões de pessoas por tráfico e associação para o tráfico de drogas, conforme números preliminares de janeiro a abril deste ano. Nesse período também foram apreendidas 832 armas de fogo. Entre 2019 e 2020, foram presas por tráfico e associação para o tráfico 3.243 pessoas ao todo.