Caminhões ficam atolados e geram fila de veículos na rodovia Manaus-Itacoatiara

(Foto: Reprodução)

Três caminhões ficaram atolados e interditaram o tráfego de veículos em um trecho da rodovia AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara (a 175 quilômetros da capital amazonense), na manhã desta segunda-feira (25). A buraqueira na rodovia tem obrigado passageiros a descer do veículo para que taxistas manobrem em trechos quase intrafegáveis.

Vídeos gravados por taxistas que trafegam pela rodovia mostram os três caminhões atolados em uma vala profunda no trecho do quilômetro 72 (sentido Itacoatiara/Manaus) e os trabalhadores tentando retirar os veículos do buraco. Conforme taxistas, a interdição da via gerou longa fila de veículos, alguns deles com mercadoria.

Ainda na manhã desta segunda-feira (25), passageiros tiveram que descer do carro para que o taxista manobrasse com cuidado no trecho que contém a vala. “Os passageiros têm que descer do carro pra gente passar aqui. Está feio o negócio. Está horrível demais esse trecho”, afirmou o passageiro que registrou a cena.

Outro vídeo, gravado por um taxista associado à Ita Táxi (Cooperativa de Taxistas de Itacoatiara), mostra a dificuldade que os condutores enfrentam para transitar na AM-010. As imagens mostram um veículo passando lentamente sobre a vala profunda enquanto o outro espera a vez de enfrentar o trecho, sob risco de quebrar peças do carro.

Barro
Neste mês, na véspera do feriado da Semana Santa, com auxílio de um trator, taxistas e caminhoneiros usaram barro para tapar os buracos em alguns trechos da rodovia que estavam em condições precárias. A medida, no entanto, foi paliativa, pois as constantes chuvas registradas na região nos últimos dias reabriram as valas na pista.

A ação foi mais um protesto contra a inércia do poder público diante da buraqueira na AM-010, que tem gerado acidentes, segundo taxistas. Após realizarem a ‘intervenção’ na estrada, os trabalhadores levantaram uma placa, em tom de ironia, com o seguinte teor: “Taxistas e caminhoneiros em ação: o trabalho fala pela gente. Obrigado, governador”.

As condições precárias da AM-010 tem afetado, principalmente, as empresas de ônibus e os taxistas, que usam a via para transportar passageiros de Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Urucurituba, Silves, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã e Urucará, e os produtores rurais, que usam a rodovia para escoamento da produção.

Com a buraqueira e falta de sinalização, o tempo de viagem de Manaus a Itapiranga (a 226 quilômetros de Manaus), por exemplo, foi ampliado em até duas horas para quem vai de táxi e até três horas para quem opta por viajar de ônibus. As informações são de passageiros e trabalhadores que transitam na rodovia ouvidos pela reportagem.

Com auxílio de um trator, trabalhadores usaram barro para amenizar buraqueira (Foto: Divulgação)
Neste ano, diversas manifestações foram realizadas por trabalhadores em razão das condições precárias da rodovia. No dia 10 deste mês, moradores do Ramal Água Branca, no quilometro 31 da AM-010, interditaram trecho da via, o que gerou congestionamento de veículos. Eles pediam asfaltamento da estrada.

Em janeiro deste ano, taxistas e caminhoneiros também fecharam trecho rodovia em protesto. Naquela ocasião, o Governo do Amazonas informou que uma equipe da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura) estava no local para conversar com os trabalhadores e que estava realizando trabalhos de recuperação e modernização da via.

Ainda naquela ocasião, o Governo do Amazonas informou que estava realizando, desde o mês de agosto de 2021, a modernização e reforma da AM-010,e que outras estradas municipais, no entorno, estavam no planejamento de ações para 2022 da Seinfra. O governo estadual disse que o período de chuva prejudica o andamento dos trabalhos.

Buracos tapados com barro foram reabertos após ação de taxistas (Foto: Divulgação)
Investigação
Em 2021, o Governo do Amazonas assinou contrato com o Consórcio AM para as obras de reforma e modernização da rodovia, com valor global de R$ 366 milhões. A maior parte desse dinheiro (R$ 220 milhões) é decorrente de uma emenda do senador Omar Aziz (PSD) e o restante, de recursos próprios do Estado.

De acordo com o governo estadual, os serviços serão executados do quilômetro 13 ao 263,40 da rodovia e inclui a construção de um pavimento novo, implantação de acostamentos e novas sinalizações horizontal e vertical. Com cinco frentes de obras, o governo anunciou que pretende entregar a AM-010 totalmente modernizada até o final deste ano.

Em março deste ano, O MPF (Ministério Público Federal) abriu inquérito civil para apurar se há irregularidades nas obras de reforma e modernização da rodovia. Em portaria publicada no diário eletrônico da instituição, o procurador da República Thiago Augusto Bueno considerou o que já havia apurado até aquele momento e a “necessidade de realização de diligências”.

O Portal da Transparência do Governo do Amazonas registra que o Consórcio AM recebeu já R$ 33,4 milhões. Somente no ano passado foram repassados R$ 10,9 milhões. Neste ano, as empresas faturaram R$ 3,5 milhões referente aos trabalhos realizados em 2021, e mais R$ 18,9 milhões em dois empenhos (um de R$ 9,2 milhões e outro de R$ 9,6 milhões).

A reportagem solicitou mais informações da Seinfra sobre o atual estágio das obras do Consórcio AM e sobre as medidas imediatas que estão sendo adotadas para amenizar os impactos dos trabalhadores que usam a rodovia, mas até a publicação desta matéria nenhuma resposta foi enviada.

FONTE AMAZONAS ATUAL

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