Estudantes denunciam falta de segurança no campus da Ufam

Foto: Reprodução/ Google
Manaus/AM – Depois de relatar vários episódios de roubos e furtos ocorridos nas unidades acadêmicas e nos ônibus que entram no campus universitário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), um grupo de 16 estudantes de graduação pediu à reitoria da instituição reforço na segurança e a revogação das alterações em algumas rotas de ônibus que atendem o campus, situado no bairro do Coroado.Os estudantes conversaram com o reitor, Sylvio Puga e a diretora do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), professora Karime Bentes, no fim da manhã de terça-feira (12), na sala de reuniões do gabinete do reitor.

Os estudantes relataram que têm sofrido consequências ruins com as modificações das rotas e que não entendem as razões que levaram à atual situação, por isso reforçaram o pedido de intervenção em relação ao transporte público, junto ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) com o objetivo de conseguir a revogação das alterações em algumas rotas que atendem o campus da Ufam (616 e Integração).

De acordo com o reitor, a Ufam já apresentou as demandas diretamente ao prefeito de Manaus em reunião realizada na semana passada, na qual foi assegurado o atendimento das solicitações dos estudantes.

“Nós estamos reforçando todos os pontos que nós tratamos com ele [prefeito David Almeida] com os setores da prefeitura, mas tudo que vocês demandaram de nós foi falado”, declarou o reitor Sylvio Puga, que informou ter ouvido do IMMU a necessidade de fazer uma pesquisa antes para determinar a alteração.
Para conter a onda de assaltos na área da Ufam, os estudantes sugeriram a melhoria na iluminação, a instalação de câmeras de monitoramento  e a permanência de agentes de segurança em pontos específicos.

O reitor informou que o número de câmeras será ampliado, que haverá melhoria na iluminação e que está em busca do diálogo com a Secretária de Segurança Pública do Estado do Amazonas.

“Estamos fazendo a troca das câmeras que estão com problema e iremos dialogar com a Secretaria de Segurança”, disse.

A estudante de agronomia, Jhade Saraiva, avaliou o encontro de maneira positiva. Para ela, a reunião teve dois focos: segurança e os ônibus. “Eu sou do mini-campus, a gente tem um grave problema de segurança lá por causa das áreas afastadas de pesquisa e o campinho que o pessoal fica lá final de tarde. Já ocorreram assaltos lá, inclusive no dia da festa que a gente deu no encerramento da Semana de Agronomia” afirmou.

De acordo com ela, a expectativa é de que as providências anunciadas como a questão da iluminação, seja encaminhada de forma mais rápida e a segurança nas áreas de pesquisa da FCA seja assegurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *