Incêndio atinge casarão do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo

 

Um incêndio foi registrado na tarde deste sábado, 5 de outubro, no casarão que abrigou o Museu da Casa Brasileira, localizado na Zona Oeste de São Paulo. O incidente gerou preocupação, mas felizmente não houve feridos.

O Museu da Casa Brasileira ocupou o casarão até 2023, quando um convênio entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado e a Fundação Padre Anchieta (FPA) foi encerrado. Desde então, o espaço, conhecido como Solar Fábio Prado, passou a receber exposições temporárias. Segundo informações dos bombeiros, nove viaturas foram mobilizadas para combater as chamas que atingiram a fachada do edifício.

O primeiro tenente do Corpo de Bombeiros, responsável pela operação, informou que o incêndio teria se iniciado durante um processo de solda. Embora a fumaça tenha pretejado parte da fachada do Solar Fábio Prado, os bombeiros avaliaram que a estrutura do casarão não foi comprometida e que nada foi danificado internamente.

Localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, o casarão é uma construção histórica que data entre 1942 e 1945 e é uma réplica do Palácio Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Com um terreno de aproximadamente 15.000 m², o Solar Fábio Prado é um importante núcleo de pesquisa e discussão sobre arquitetura e design no Brasil. O local ainda guarda e conserva objetos, móveis e equipamentos que representam a rica história da arquitetura nacional.

O incêndio ocorreu em um momento delicado para o espaço, que estava prestes a receber uma exposição celebrando os 30 anos do famoso programa infantil “Castelo Rá-Tim-Bum”, marcada para iniciar no dia 10 de outubro. Em nota, o museu confirmou que as chamas afetaram a área onde estava sendo montada a exposição, mas não detalhou a extensão dos danos.

 

*Com informações do jornal O Estado de S. Paulo

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *