Manaus conta com 171 salas de vacinação para crianças contra o rotavírus humano

A cidade de Manaus conta com 171 salas de vacincação infantil contra o rotavírus humano.  A doença pode causar diarreia grave em crianças sem a proteção.

O imunizante contra o rotavírus é ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em unidades de saúde distribuídas em todas as zonas geográficas da cidade.

A vacina, uma das mais tradicionais do calendário básico, também tem sido afetada pela baixa procura por pais e responsáveis.

A cobertura vacinal do rotavírus é de 72,6% na capital, de acordo com dados do primeiro quadrimestre do ano, sendo que a meta é de 90%, conforme a Semsa.

Segundo o subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, o cenário de baixa cobertura vacinal afeta todo o país há pelo menos cinco anos, em relação a quase todos os imunizantes do calendário básico.

Conforme Coelho, no caso do rotavírus, crianças menores de cinco anos são as mais vulneráveis para contrair as formas graves do vírus.

“O rotavírus pode ser transmitido pelo consumo de água e alimentos contaminados, ou contato direto com pessoas doentes ou objetos contaminados. Ou seja, é muito fácil nossas crianças estarem brincando e serem infectadas pelo vírus. Mas se estiverem devidamente vacinadas, elas vão estar protegidas”, disse.

De acordo com a Semsa, a vacina deve ser administrada em duas doses, sendo a primeira aos dois meses de vida e a segunda aos quatro meses.

Os pais devem comparecer a qualquer sala de vacina portando documento oficial de identificação e a caderneta de imunização.

A vacina contra o rotavírus é ofertada gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A lista com endereços e horários de funcionamento das 171 salas de vacinação pode ser conferida no site da Semsa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *