Chamadas por violência contra crianças e adolescentes aumentam 77,7%

Relatos mais frequentes são de abandono de incapaz, agressão e estupro – Foto: Divulgação

 

 

Por Portal do Parente

Manaus (AM) – Crianças e adolescentes vítimas de agressão, abandono ou que vivem em situação de vulnerabilidade contam com a atuação das forças de Segurança para serem retiradas do ciclo de violência. Somente nos primeiros cinco meses de 2021, o serviço emergencial 190 recebeu 1,6 mil denúncias relatando abusos cometidos contra esse público, em Manaus. Os relatos mais frequentes são abandono de incapaz, agressão, estupro de vulnerável e cárcere privado. No mesmo período do ano passado, foram 900 denúncias.

No começo deste ano, policiais militares da 3ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) resgataram duas crianças vítimas de agressão, após recebimento de denúncia. De acordo com o capitão Marcelo Paulino, a mãe das crianças era a principal suspeita de cometer os abusos. O fato ocorreu no bairro Raiz, zona sul, onde vizinhos informaram que a residência em que as vítimas viviam era utilizada como ponto de vendas de entorpecentes.

O oficial chama atenção para o aumento nos casos de violência contra crianças durante a pandemia. “Ficamos admirados com a quantidade significativa no número de casos de violência contra crianças e adolescentes na nossa área, neste período de pandemia. Tentamos cercar da melhor forma possível, conduzimos até a delegacia especializada para os procedimentos cabíveis e verificamos se as crianças têm parentes”, informou.

Para situações emergenciais, a orientação é ligar para o 190, do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *