Boi Caprichoso é tricampeão do 57° Festival Folclórico de Parintins

 

O Boi-Bumbá Caprichoso é o campeão do Festival de Parintins 2024. O boi azul e branco foi anunciado vencedor após apuração das notas dos jurados na tarde desta segunda-feira (01), no Bumbódromo de Parintins.

A conquista representa o primeiro tricampeonato seguido do Caprichoso. O boi azul e branco venceu pela 26º vez o Festival de Parintins.

A festa da Vitória do Boi Caprichoso com sua torcida acontece nesta segunda, no Curral Zeca Xibelão (casa do Caprichoso), em Parintins. Em Manaus, uma festa deve acontecer no sábado (06), no Sambódromo.

O resultado foi anunciado após a apuração das notas dos jurados realizado na tarde desta segunda-feira (1º). Durante três noites, o boi-bumbá azul e branco trouxe para a arena com o subtema “Raízes: o entrelaçar de gentes e lutas”, para celebrar as origens do boi da Francesa. Já na segunda noite, “Tradições: o flamejar da resistência popular”, apresentou uma noite das tradições: festa, povo e histórias que compõe o boi e a história de Parintins. O Caprichoso com o rosto pintado de efun, junto do tripa Alexandre Azevedo, entrou primeiro na arena para evoluir como o Málùú Dúdú, o boi agbara.

A Figura Típica Regional, “O pescador da Amazônia”, alegoria assinada pelos artistas Márcio Gonçalves e Marlúcio Pereira, 46 anos, surgiu para celebrar o caboclo que vive da pesca e do manejo. A falange de jacarés do ritual “Mística Marubo” encerrou a segunda noite do boi Caprichoso neste com a alegoria assinada pelo artista Kennedy Prata, 38 anos, impressionando pela transformação de Vimi Peya, xamã Marubo, em falange de jacaré para, em um segundo momento, emergir a maloca profunda da alegoria, com jatos de água que inundaram a Arena. A noite também foi marcada pelas coreografias.

“Rito de Cura da Terra: Awa Guajá” fechou a terceira noite de apresentação do boi Caprichoso na madrugada desta segunda-feira (1º). A noite foi marcada por tecnologia nas alegorias com luzes de led, projeções holográficas no chão da arena, assim como nas alegoria. O boi da Francesa apresentou a reedição do Ritual da Vida (1998). Angela Mendes, filha do seringueiro, sindicalista e ativista político, Chico Mendes, ao lado de José Tupinambá entraram na arena com o relógio do clima que marcava 5 anos, 21 dias, e 11h59.

 

CONFIRA O RESULTADO DA APURAÇÃO:

 

1ª Noite: Caprichoso venceu com 419,8 contra 419,7 do Garantido.

2ª Noite: Caprichoso empatou com Garantido com 419,8 pontos cada.

3ª Noite: Caprichoso empatou com Garantido com 419.7 pontos cada.

O resultado final do festival ficou em 1259,3 para o Caprichoso, e 1259,2 para o Garantido.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *