Dupla de ouro! Duda/Ana Patrícia vence canadenses por 2 sets a 1 e são campeãs olímpicas

 

A história se fez escrita depois de 28 anos. A dupla do vôlei de praia brasileiro, Duda e Ana Patrícia, venceram as canadenses Melissa Humaña-Paredes e Brandie Wilkerson por 2 sets a 1, parciais de 26-24, 12-21 e 15-10 na noite desta sexta-feira (9), na Arena Torre Eiffel, em Paris.

Duda e Ana Patrícia superam o feito de Jaqueline e Sandra, que foram as primeiras campeãs olímpicas da modalidade em 1996, ano em que o esporte entrou no programa olímpico pela primeira vez, nos jogos de Atlanta.

No primeiro set, uma disputa acirrada, ponto a ponto, com leve vantagem brasileira, decidida no último ponto, ao reverter a vantagem de seis pontos abertas pels adversárias. As brasileiras conseguiram acertar vários posicionamentos no meio de set, o que proporcionou a rápida recuperação.

Já no segundo set, uma sucessão de erros, seguida de boas explorações de bloqueio e pontos de saque, evidenciaram a fragilidade brasileira. Um prato cheio para Melissa e Brandie construírem uma vantagem tranquila no segundo set, fechando em 21 a 12.

No tie-break, brilha a estrela de Duda, determinante em lances agudos que permitiram à dupla brasileira abrir uma nova vantagem, ainda que com uma relutância adversária em aceitar a desvantagem de três pontos – razão pela qual, num dado momento do jogo, um desentendimento generalizado tirou as canadenses do controle, botando pressão na arbitragem.

Sabiamente, o sonoplasta oficial da Arena Torre Eiffel colocou panos quentes na situação ao som de “Imagine”, de John Lennon. A risada foi geral e quebrou o clima tenso que parecia se perfazer ali. Jogo reiniciado, bastou à dupla brasileira administrar a vantagem até o ponto final de Duda, que pôs fim a um jejum de 28 anos sem conquistar a medalha de ouro.

 

Foto: Luiza Moraes/Time Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *