Em Parintins, Amazonastur e Caixa Econômica realizam visita técnica para viabilizar obra de infraestrutura turística

Por Portal do Parente

Parintins (AM) – A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), realizou visita técnica na Serra da Valéria, localizada em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

O local é uma das principais paradas de cruzeiros internacionais que visitam a região e vai receber uma obra que contempla a pavimentação e recuperação do ramal de acesso, escadas, duas estações de embarque e desembarque, totalizando 1.647,61m² de nova infraestrutura. A visita ocorreu na última sexta – feira (14/05).

Comitiva com representantes das áreas estratégicas da empresa também visitou pontos turísticos da cidade como o Centro Cultural de Parintins (Bumbódromo), (Foto: Janailton Falcão)

De acordo com o presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, o processo está em fase final de análise de projeto junto à Caixa Econômica. Ele destaca que a visita técnica também serviu para a gestão conhecer os anseios da comunidade e organizar o que ainda é preciso para a execução da obra, além de identificar outros potenciais turísticos na cidade.

“A visita aqui é nesse intuito, de interagirmos, conhecermos os anseios da comunidade e aí sim organizar o que que ainda tem que ser trabalhado e executar a obra. A comunidade tem muito a ganhar, o município também, e com certeza o Amazonas produz mais um atrativo turístico com a temática de aliar o turismo e o meio ambiente”, disse Sérgio Litaiff.

A obra está orçada em R$ 1.465.000,00, e o recurso é oriundo de emenda parlamentar com contrapartida de R$ 32.500,00 do Estado.

Visitas – A ida ao município de Parintins foi a última parada de uma série de visitas técnicas que estão sendo realizadas pela Amazonastur em municípios do Amazonas, iniciadas no último final de semana pela cidade de Novo Airão, no ´último sábado (08/05), na sequência Maués, na quarta-feira (12/05), ambas com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).

“O maior benefício [da obra] vai ser econômico. Vai atrair cada vez mais turistas para a Serra da Valéria e, além de ganhar uma infraestrutura que vai melhorar o transporte de cargas, de passageiros para a comunidade de Santa Rita da Valéria. A região vai ganhar no que se refere à geração de emprego, oportunidade de trabalho, e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da população”, disse o prefeito Bi Garcia.

Para o coordenador da comunidade Santa Rita da Valéria, Marlon Cunha, a nova infraestrutura será essencial para aumentar o fluxo de turistas na região. “Agora com isso vai melhorar a chegada do turista, porque antes ele chegava na beira e não tinha como subir, e a maioria deles são idosos. Com a escadaria, vai melhorar muito para que eles possam chegar aqui em cima e ver a beleza que tem na nossa região”, destacou Marlon.

A comitiva com representantes das áreas estratégicas da empresa também visitou pontos turísticos da cidade como o Centro Cultural de Parintins (Bumbódromo), Mercado Municipal, os currais dos bumbás Caprichoso e Garantido, e Praça da Liberdade. O objetivo foi o de fazer um mapeamento integrado dos potenciais turísticos da região a fim de viabilizar melhorias para impulsionar o retorno das atividades do segmento no período pós-pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *