Inscrições para concurso unificado começam nesta sexta-feira

A partir desta sexta-feira (19), tem início o período de inscrições para o aguardado Concurso Público Nacional Unificado, que visa preencher 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais. O certame, que centraliza o processo seletivo, busca ampliar a democratização do acesso aos quadros federais e proporcionar oportunidades para diversos profissionais.

As provas estão programadas para o dia 5 de maio e serão aplicadas em 220 cidades, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal. A taxa de inscrição é de R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior. Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e beneficiários do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni), além de doadores de medula óssea, estão isentos dessa taxa.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pelo concurso, destaca a importância da leitura cuidadosa dos editais, fornecendo informações detalhadas sobre regras gerais, empresas aplicadoras, vagas disponíveis, requisitos específicos para investidura em cada especialidade, entre outros aspectos fundamentais para os candidatos.

As vagas reservadas incluem 5% para pessoas com deficiência, 20% para pessoas negras, e 30% das vagas da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) são destinadas a indígenas. A seção 4 dos editais destaca requisitos específicos para cada cargo, como nacionalidade brasileira ou portuguesa, obrigações eleitorais e militares, e formação em graduações específicas.

A inscrição deve ser realizada exclusivamente pelo aplicativo Gov.br, e será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU) como único meio de pagamento válido para o concurso. A seção 5 destaca que a confirmação de inscrição requer atenção aos critérios exigidos e informações prestadas.

A realização das provas, previstas para a manhã e tarde do dia 5 de maio, compreenderá questões objetivas gerais, prova discursiva e questões objetivas específicas, variando conforme os cargos. A seção 9 detalha os recursos e revisões, com prazos e procedimentos para garantir a avaliação pela comissão organizadora e pela banca examinadora.

A validade do concurso é de 12 meses, podendo ser prorrogada por mais 12 meses, e as listas de classificação podem ser utilizadas também para cargos temporários. A seção 11 destaca a possibilidade de candidatos aceitarem cargos temporários e permanecerem na lista de espera para outros cargos de sua preferência. O concurso representa uma oportunidade significativa para os aspirantes a servidores federais moldarem suas trajetórias profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *