TRE-AM inicia envio das urnas eletrônicas para o interior do Amazonas

 

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) iniciou o envio das urnas eletrônicas para o interior do Estado que serão utilizadas nas Eleições de 2024, nesta segunda-feira (12).

Nesta primeira fase vão ser enviados pelo Tribunal Regional Eleitoral 2.879 aparelhos para 14 cidades do AM. O embarque das urnas será em caminhões de uma transportadora, a partir das 15h, desta segunda, 12, até sexta-feira, 16.

“A logística das urnas no Amazonas é realizada através de entrepostos chamados polos, localizados em municípios nos quais, após a chegada, é feito o processo de carga das urnas, que é a inserção das mídias com os dados dos candidatos e dos eleitores das respectivas seções de votação, com a imediata colocação do lacre, que é um adesivo em papel moeda, que vai assinado pelo juiz e pelo promotor titulares da Zona Eleitoral. Após isso, as urnas são levadas a outros municípios, em geral próximos aos polos, e, muitas vezes, ainda vão, via transporte fluvial ou aéreo, para seus locais de votação”, esclareceu o TRE.

Os polos que vão receber as urnas a partir a partir desta segunda-feira são: Benjamin Constant, a 1533 quilômetros de Manaus; São Paulo de Olivença (1312 km), Santo Antônio do Içá (1502 km) e Tabatinga (1114 km) ou seja cidades bem distantes da capital amazonense.

Já na terça-feira (13) será a vez dos municípios mais próximos da capital: Presidente Figueiredo, a 104 quilômetros; Manacapuru (93 km) ; Itacoatiara (175 km) e Humaitá (591 km) receberem as urnas. Na quarta-feira, 14/8, os municípios de Tefé (523 km) e Coari (373 km) recebem as urnas eletrônicas.

Na quinta- feira (15) será a vez dos polos: Eirunepé (1.160 km) e Maués, a 267 km da capital amazonense e na sexta-feira, 16, encerrando esta 1ª etapa de entrega dos aparelhos pelo TRE, será a vez de São Gabriel da Cachoeira (852 km) e Parintins, a 420 km de distância da capital

Em relação a quantidade de urnas eletrônicas, Itacoatiara receberá o maior número (443), seguido de Parintins (401) e Manacapuru (396). São Paulo de Olivença recebe nesta 1º fase o menor número de aparelhos (88).

 

*Com informações do Portal Dia a Dia

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *