Feira em Manaus orienta investidores da região Norte sobre o franchising

Feira de franquias online oficial da Associação Brasileira de Franchising vai até a próxima quinta-feira (24), com acesso e palestras gratuitos para os visitantes pelo site

Manaus – Quem visitou o primeiro dia da ABF Expo Digital, feira de franquias on-line oficial da Associação Brasileira de Franchising (ABF), nesta terça-feira (22), teve a oportunidade de conhecer como funciona o franchising, além de obter orientações e dicas sobre como investir na Região Norte. O evento segue até quinta-feira (24), com acesso gratuito no site www.abfexpodigital.com.br.

Durante a manhã, o público da ABF Expo Digital pôde participar de uma palestra com o especialista em franchising e sócio-fundador da Proselling Consultoria, Alexandre Sita, que explicou o papel do franqueador, aquele que possui uma marca estabelecida no mercado e que oferece ao franqueado a oportunidade de utilizá-la no seu próprio negócio.

Além disso, Sita esclareceu sobre a remuneração do sistema, incluindo a Taxa de Franquia, que é um valor fixo e único pago pelo franqueado logo após a assinatura do contrato. Esse é o investimento inicial para abertura da franquia e deve estar devidamente discriminado na Circular de Oferta de Franquia (COF).

O especialista também falou sobre os royalties, taxas mensais cobradas do franqueado para a utilização da marca e do know-how do franqueador até o final da vigência do contrato. E a Taxa de Propaganda, valor mensal que é destinado a investimentos em ações que promovam a marca e seus produtos.

A palestra também contou com a participação da diretora de Microfranquias, Relacionamento e Novos Formatos da ABF Adriana Auriemo. “Há opções de franquias para todos os perfis de investidores, que vão desde R$ 3 mil e até ultrapassam R$ 1 milhão, então, para quem pretende apostar no segmento, é fundamental avaliar o seu perfil”, comenta a executiva.

Adriana explicou sobre a operacionalidade no dia a dia das redes e os desafios enfrentados pelos franqueados, e citou sua marca, a Nutty Bavarian. “Geralmente, shoppings funcionam de domingo a domingo, e pode acontecer de o franqueado ter que resolver um problema num domingo à tarde”, ressalta a diretora da ABF.

Outra dica da executiva para os participantes é não deixar de ler a COF, que deve ser entregue ao possível franqueado com cerca de dez dias de antecedência da assinatura do contrato, para que ele avalie a proposta em sua plenitude antes de fechar negócio.

“Antes de fechar o contrato também é interessante visitar as outras unidades da franquia, conversar com outros franqueados e até passar um dia em algum dos pontos de venda para ter a experiência do dia a dia do negócio”, orienta Adriana.

Os visitantes virtuais têm a oportunidade até a próxima quinta-feira (24) de trocar experiências e conhecer as marcas expositoras por meio de rodadas de negócios virtuais individuais pré-marcadas com os representantes das redes. Além disso, os interessados podem se inscrever nas palestras online, também gratuitas, com alguns dos principais especialistas do País. Basta acessar www.abfexpodigital.com.br.

Fonte: D24am

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *