Os dois principais candidatos à Presidência dos Estados Unidos fazem o primeiro debate das eleições de 2024. Joe Biden e Donald Trump vão até Atlanta (Georgia), na quinta-feira (27), para realizar o encontro que será transmitido pela CNN.
Em relação ao momento das campanhas, é o debate que será realizado mais longe da data da eleição desde 1960. Os dois candidatos já concordaram para a realização de um segundo encontro em setembro.
Geralmente, esse tipo de encontro é realizado em um espaço para eventos em um campus universitário, coordenado pela Comissão bipartidária de Debates Presidenciais. Mas desta vez será diferente. Ambos os candidatos já disseram que não vão participar dos encontros previamente agendados pelo CPD. E, segundo acordo estabelecido pelas duas campanhas, não haverá público e os microfones estarão desligados quando o debatedor não estiver com a palavra.
Desde 1980, é a segunda vez em que ambos os postulantes têm uma avaliação mais negativa do que positiva, a outra ocasião em que isso aconteceu foi em 2016, quando Trump enfrentou Hillary Clinton. Mesmo com um déficit de popularidade neste sentido maior que o de Trump, isso não significa que o atual presidente sai em tanta desvantagem, já que o republicano venceu Clinton em 2016 mesmo com um desempenho pior que o da adversária nesse quesito.
O QUE DIZEM AS PESQUISAS
Biden e Trump aparecem empatados na maioria das pesquisas. Os últimos levantamentos apontam para uma disputa acirrada, com os dois candidatos em empate técnico e pouco impactados pelas condenações de Hunter Biden e do próprio Trump na Justiça. O democrata tem recebido mais apoio de eleitores negros e imigrantes, enquanto o republicano é mais popular entre homens brancos e evangélicos.
Presidente e vice não são eleitos diretamente pelo voto da população. Os eleitores, na realidade, escolhem os representantes do Colégio Eleitoral de seus respectivos estados.
Um candidato precisa conquistar 270 dos 538 representantes do Colégio Eleitoral. O número de representantes (delegados) é proporcional à população e ao número de parlamentares de cada estado. Desta forma, o candidato que recebe a maioria dos votos populares pode não ser eleito, como aconteceu em 2016. Na época, Trump não conquistou a maioria dos votos absolutos, mas teve delegados.
ONDE ASSISTIR
No Brasil, o debate estará disponível nos canais de TV a cabo, do YouTube e no site oficial da CNN Brasil. Os canais da GloboNews e da Record News também retransmitirão o debate a partir das 22h.
Nos EUA, a transmissão ao vivo será feita pela CNN local e compartilhada simultaneamente com as redes PBS, C-Span, Fox News, ABC News e NBC News.