Média diária de casos de Covid em Manaus sobe para níveis de agosto

Em Manaus, os números mais recentes da pandemia acenderam a luz de alerta.

A média diária de casos passa dos 150 nos últimos sete dias. Números assim só tinham sido registrados no fim de agosto.

Em setembro, o governo do Amazonas flexibilizou as medidas de restrições – o que permitiu grandes shows na Arena da Amazônia. Agora, deu um passo atrás com um novo decreto.

O novo decreto vale por um mês e reduz a permissão de público 5 mil para 3 mil pessoas por evento. A capacidade do espaço também reduziu de 75 para 50%, e aumentou a multa de R$ 50 mil para R$ 500 mil em caso de descumprimento.

O estado também está em alerta com os frequentes casos de gripe. Essa época do ano é conhecida como inverno amazônico, quando chove mais e doenças respiratórias são comuns.

“O hospital está preparado para, se precisar, voltar a aumentar leitos de UTI. O que nos preocupa é porventura as internações que vamos ter por essa gripe que pode complicar e os pacientes principalmente, pacientes de risco, que é o mesmo risco para Covid, possam precisar de internação”, explica Anoar Samad, secretário de Saúde/AM.

 

Nas unidades de saúde, o aumento de atendimentos já é visível.

“Eu senti dores no peito, dores de cabeça, febre alta”, diz um paciente.

A prefeitura de Manaus cancelou a festa de réveillon e a queima de fogos.

“É importante lembrar que as medidas de prevenção são as mesmas da Covid-19, ou seja, usar máscarashigiene das mãosevitar locais aglomerados e pouco ventilados”, explica Daniel Barros, diretor técnico da FVS-RCP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *