Dois aviões da Latam colidem com aves em Guarulhos neste sábado (5)

shutterstock_2592573861.jpg

Facebook
WhatsApp
Telegram
Threads
X

Dois aviões da Latam foram atingidos por pássaros neste sábado (5) enquanto pousavam no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Os incidentes ocorreram com menos de 50 minutos de intervalo, segundo confirmou a companhia aérea por meio de sua assessoria de imprensa.

A empresa informou que nenhum passageiro ficou ferido e que ambas as aeronaves conseguiram pousar em segurança. Apesar disso, a Latam destacou que situações como essa causam impactos significativos na operação aérea como um todo, afetando desde a malha de voos até a manutenção de aeronaves.

Bird strike preocupa setor aéreo

O tipo de ocorrência registrada é classificado na aviação como “bird strike”, termo usado para descrever colisões entre aeronaves e aves durante as fases de pouso ou decolagem. Esses episódios são considerados sérios riscos operacionais e têm sido cada vez mais frequentes no Brasil.

avião cercado por aves
Colisões com aves causam preocupação no setor aéreo (Imagem: Savvapanf Photo / Shutterstock.com)

A alta incidência de bird strikes nos aeroportos brasileiros pode afetar a segurança operacional e acaba prejudicando muitos passageiros com voos cancelados ou atrasados, além de provocar custos adicionais com reparos e manutenção de aeronaves, motores fora de operação e eventual escala de tripulantes reserva.

Latam em nota à imprensa

Mais de 500 colisões em 2024

A Latam também destacou que, apenas em 2024, já registrou 513 colisões com aves em voos operados no Brasil. A empresa reforçou a importância de que os municípios e os administradores aeroportuários mantenham uma gestão eficiente da fauna nas imediações dos aeroportos, com o objetivo de reduzir a ocorrência desses incidentes. A nota completa da Latam pode ser lida abaixo.

Casos de colisões entre aeronaves e aves não são incomuns no país. Em situações anteriores, como um voo que partiu do Rio de Janeiro, uma aeronave da Latam chegou a perder parte do nariz após uma batida com pássaro e precisou retornar ao aeroporto de origem.

Ao Olhar Digital, o GRU Airport, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Internacional de São Paulo, confirmou que existe suspeita de três incidentes de colisões com aves neste sábado (5), sendo uma delas “fora do sítio aeroportuário”. A concessionária afirma que as aeronaves e pistas foram vistoriadas e medidas de monitoramento e afugentamento foram tomadas.

Além disso, o GRU Airport afirma que o Aeroporto de Guarulhos tem o menor índice de colisão com aves entre os principais aeroportos do Brasil, que o número de ocorrências vêm diminuindo e que isto é reflexo do aprimoramento de medidas de gerenciamento de fauna. Você pode conferir a nota completa no final desta matéria.

aeroporto de guarulhos
Aeroporto de Guarulhos é administrado pela concessionária GRU Airport (Imagem: ESB Professional / Shutterstock.com)

Leia mais:

O que dizem Latam e GRU Airport

A Latam enviou a seguinte nota ao Olhar Digital:

Em menos de 50 minutos, dois voos da LATAM Brasil deste sábado (05/04) sofreram colisão com pássaros (bird strike) ao pousar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. As aeronaves pousaram em total segurança, porém episódios como estes geram grandes impactos em toda a operação.

A alta incidência de bird strikes nos aeroportos brasileiros pode afetar a segurança operacional e acaba prejudicando muitos passageiros com voos cancelados ou atrasados, além de provocar custos adicionais com reparos e manutenção de aeronaves, motores fora de operação e eventual escala de tripulantes reserva.

Em 2024, a LATAM Brasil registrou bird strike (colisão com pássaros) em 513 de seus voos no Brasil. O setor tem alertado para a necessidade de uma gestão eficiente da fauna por parte dos municípios e administradores aeroportuários nas proximidades dos aeroportos brasileiros.

Nota do GRU Airport ao Olhar Digital:

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, esclarece que, na manhã deste sábado (5), registrou três suspeitas de bird strike no pouso de aeronaves. Uma delas com relato de ocorrência na origem, fora do sítio aeroportuário, portanto.

Aeronaves e pistas já foram vistoriadas e todas as medidas de monitoramento e afugentamento foram tomadas. Importante ressaltar que este aeroporto apresenta o mais baixo índice de colisão com aves (“birdstrike”) entre os principais aeródromos brasileiros. Além disso, o número de ocorrências desta natureza vem diminuindo significativamente nos últimos anos, sendo 60% de redução apenas na comparação entre 2023 e 2024. Reflexo de permanente aprimoramento das medidas de gerenciamento de fauna, sob supervisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e em conformidade com as normas ambientais.

O Plano de Gerenciamento de Risco da Fauna inclui ações como manejo de ovos, ninhos e animais; controle de vegetação; remoção de poleiros e abrigos; além de técnicas de afugentamento.
 
A GRU Airport ressalta seu compromisso com a segurança operacional, adotando medidas eficazes para mitigar riscos relacionados à fauna.


Fonte: olhardigital.com.br

Publicado em: 2025-04-05 11:59:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados