Collabs no mercado de beleza são estratégia para ampliar alcance das marcas

1050x600_depois_do_sucesso_da_collab_com_fini_carmed_fez_parceria_com_ate_com_red_u_rguer.jpg
Facebook
WhatsApp
Telegram
Threads
X

O co-branding está se tornando uma importante estratégia no mercado de cosméticos. Com a crescente demanda por produtos inovadores e personalizados, as parcerias entre empresas de beleza com outras de segmentos variados, que vão da moda ao alimentício, são uma oportunidade de ampliar a visibilidade das marcas, alcançando novos públicos.

Um dos exemplos de mais sucesso é a Carmed, marca de hidratantes labiais da Cimed, que se uniu à Fini em 2022, criando uma linha que viralizou e se tornou verdadeira obsessão. “O principal critério é a sinergia entre as marcas, garantindo que a parceria faça sentido para o público-alvo. A colaboração com a Fini tinha tudo ver com o nosso público, até pela questão das cores e sabores. Juntamos a hidratação profunda diária que o consumidor já conhecia com a marca de balas mais querida do Brasil em uma collab desejo”, afirma Karla Felmanas, vice-presidente da Cimed e head de Carmed.

A executiva fala que além do desenvolvimento de produtos originais, com caráter colecionável, a Carmed desenhou uma estratégia de viralização nas redes sociais para promover a parceria, com influenciadores divulgando os produtos antes da chegada ao mercado, o que criou grande expectativa e fez com que a linha tivesse um ótimo desempenho. “A collab levou a um crescimento de mais de 90% na categoria e um faturamento de R$ 400 milhões em 2023, um aumento de 2000% em relação a 2022.

Balas, chocotone, açaí e até hambúrguer

Depois da Fini, a Carmed fez colaborações com diversas marcas. “Nosso hidratante labial se tornou uma grande plataforma para collabs.” Bauducco, Burger King e, a mais recente, Oakberry, foram algumas delas. “Essa última parceria nasceu da campanha ‘Crie Seu Carmed’, em que os consumidores sugeriram novos aromas. O açaí foi o mais votado e a Carmed decidiu unir forças com a Oakberry para trazer autenticidade ao produto”, diz Felmanas.

A rede de açaí também se uniu à marca Hidratei para o lançamento, no final do ano passado, de uma linha capilar que destaca o poder antioxidante desse superalimento. “São duas marcas brasileiras que têm muita sinergia, pregam uma vida mais saudável e levam ingredientes brasileiros para outros países. A collab ajudou a fortalecer as duas marcas e, em relação a vendas, já sabíamos que seria uma linha de sucesso”, afirma Pedro Castro, CEO do Grupo Ei, Beleza?, detentor da Hidratei.

A Vizzela encontrou um parceiro no mundo da moda, a marca de calçados Zaxy, com a qual lançou uma linha de esmaltes e, mais recentemente, de lip balms. “A Zaxy tem uma proposta jovem e descontraída, muito alinhada ao estilo da Vizzela. A união das nossas expertises nos permitiu desenvolver uma collab única. Foi uma oportunidade de criar algo realmente diferenciado, ampliando o alcance de ambas as marcas”, diz Aline Waiser, CEO da Vizzela Cosméticos.

Parcerias com marcas do mundo da moda

Ela conta que na semana do lançamento da colaboração, houve um crescimento de 30% no número de seguidores nas redes sociais, tornando a Vizzela mais conhecida e, consequentemente, aumentando as vendas. Agora a marca se prepara para outra parceria. “No mês de maio, temos prevista uma nova collab com uma marca de roupas, a La’s Clothing.

Barbara Cavalcante, head de marketing da Lola From Rio, revela que a marca de haircare já foi procurada por empresas de caneta, biscoito e sapatos. “Somos bem criteriosos na escolha. É preciso que as marcas tenham ‘match’.” Foi com a multimarcas de beleza Época Cosméticos que a Lola fez sua primeira parceria, lançando a linha Chocobomb.

Foi a união certa de duas forças: um e-commerce multimarcas nos permite atingir um público mais amplo e diversificado e que busca novidades de beleza. A collab foi um sucesso maior do que esperávamos. Além de uma campanha digital, com influenciadoras e envio dos produtos para todo Brasil, investimos em mídia online, eventos de divulgação e um sampling massivo no site da Época. A linha estourou logo na primeira semana e chegamos a produzir três vezes mais do que planejamos incialmente, em um cenário já generoso”, diz Cavalcante.

Todas as entrevistadas acreditam que o co-branding deve seguir em alta. “A tendência de collabs no mercado de beleza é algo que ainda tem muito a crescer e se expandir”, afirma Waiser. “Este é um mercado em constante transformação e as colaborações são eficazes para explorar novas tendências e atender à demanda dos consumidores. Dessa forma, enxergamos ainda muitas oportunidades para lançamentos em ‘dobradinha’ com marcas inovadoras, que possam encantar o público e movimentar o mercado”, completa Cavalcante.

Fonte: Brazil Beauty News

» Relacionados