O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi retirado à força do plenário da Câmara dos Deputados por agentes de segurança da Casa, após protagonizar um ato de protesto contra o projeto que institui a chamada escala 6×1 no serviço público. O episódio ocorreu enquanto o parlamentar permanecia no local em resistência à medida, dormindo no chão do salão onde ocorrem as sessões legislativas.
Em vídeo publicado pelo próprio deputado nas redes sociais, é possível vê-lo sendo imobilizado e carregado pelos braços e pernas por policiais legislativos. A ação gerou repercussão imediata nas redes sociais, dividindo opiniões entre apoiadores e críticos do parlamentar.
Segundo informações divulgadas pelo Portal GR1, Braga optou por permanecer no plenário como forma de manifestação contra o projeto, que ele classifica como um retrocesso aos direitos dos trabalhadores. A escala 6×1 prevê seis dias consecutivos de trabalho para apenas um dia de descanso, o que, na visão de críticos, pode precarizar ainda mais as relações de trabalho, sobretudo no serviço público.
A postura de Braga, embora vista por apoiadores como um ato de coragem e resistência, não foi bem recebida por parte de seus colegas parlamentares. Existe, inclusive, a possibilidade de abertura de processo por quebra de decoro parlamentar, o que pode resultar em sua cassação, caso haja maioria favorável à medida.