A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e o Instituto Eldorado abriram, nesta terça-feira (15/01) inscrições para mais de 10 mil vagas gratuitas em nove novas trilhas formativas dentro do projeto TIC em trilhas com o objetivo de ampliar as oportunidades para quem deseja atuar no setor de tecnologia.
Entre os novos cursos estão: Introdução à Inteligência Artificial; Introdução a Machine Learning; Análise de Dados com Python; Introdução ao Desenvolvimento Mobile iOS; Java para Web; Psicologia aplicada a UX; UX Writing; 5G – Básico; Segurança Cibernética: do ataque à defesa.
Para o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, investir em capacitação tecnológica é preparar o Amazonas para os desafios do presente e do futuro. “Com essa parceria, ampliamos o acesso ao conhecimento e criamos caminhos reais para que mais amazonenses possam conquistar oportunidades no mercado de trabalho”, destaca.
De acordo com o gerente do Instituto Eldorado em Manaus, Álvaro Gonçalves, a parceria com a Sedecti tem um papel essencial no desenvolvimento tecnológico da região. “O programa tem o objetivo de democratizar o acesso a capacitações de qualidade, potencializando as competências da população amazonense”, frisa.
Expansão
A primeira ação da parceria entre Sedecti e Eldorado foi dividida em duas fases. Na Fase 1, o projeto alcançou 738 inscritos, com 168 certificações emitidas. Já a Fase 2 contempla uma Residência em Games, com 19 vagas presenciais e mais de 60 candidatos inscritos. Essa residência continua em execução no polo do Eldorado em Manaus.
Como participar
Para se inscrever, basta acessar a página do projeto. Após a escolha da trilha desejada, o estudante pode se cadastrar gratuitamente e iniciar os estudos.
Sobre o projeto
O projeto TIC em trilhas é uma iniciativa do Programa Prioritário de Interesse Nacional (PPI), com execução do Instituto Eldorado e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com recursos da Lei da Informática (Lei nº 8.248/91) e coordenação da Softex. A proposta é qualificar mão de obra para suprir a crescente demanda por profissionais na área de tecnologia.
Com mais de 25 anos de atuação, o Instituto Eldorado é referência nacional em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, atuando em áreas como Tecnologia da Informação, Comunicação, Saúde, Energia, Indústria 4.0, entre outras. A instituição está presente em Campinas (SP), Manaus (AM), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF), e é reconhecida por sua expertise em capacitação tecnológica, microeletrônica, desenvolvimento de software e hardware, testes e certificações.
(Com informações da Secom)