IPEN/G6: Omar Aziz lidera pesquisas para o Governo do Amazonas em todos os cenários

Pesquisa encomendada pelo consórcio de portais independentes mostra o atual senador da República pelo Amazonas com considerável vantagem de votos, ante Maria do Carmo Seffair e demais nomes
Quatro nomes foram trazidos à baila pelo IPEN em cenários distintos de pesquisa (Foto: Divulgação)
Facebook
WhatsApp
Telegram
Threads
X

Em nova pesquisa encomendada pelo consórcio de portais Único, Atual, Marcos Santos, Mário Adolfo, Hiel Levy e BNC, realizada pelo Instituto de Pesquisas do Norte (IPEN) entre os dias 18 e 25 de julho, o atual senador Omar Aziz (PSD-AM) lidera com folga em diferentes cenários, seguido de Maria do Carmo Seffair (PL) e Tadeu de Souza (Avante), no primeiro cenário, e David Almeida no segundo.

Na pesquisa estimulada, em que são apesentados os primeiros nomes, o parlamentar aparece com 46,7% das intenções de voto, contra 18,5% da empresária. No primeiro cenário, o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, tem 6,7% das intenções. Brancos e nulos somam 20,3%, e os que não sabem/não opinaram, 7,8%.

Nos votos válidos, Omar lidera com 64,9%, contra 25,7% de Seffair e 9,4% de Tadeu.

Detalhes do primeiro cenário, em que aparecem os votos válidos e totais com a presença de Tadeu de Souza (Foto: Divulgação/IPEN)

Segundo cenário: David Almeida aparece no lugar de Tadeu

No segundo cenário, Omar repete a dose e lidera, desta vez com 36,3% das intenções de voto. A novidade fica por conta do atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que aparece em segundo lugar, com 24,2%, e Maria do Carmo Seffair, com 19,2%. Brancos e nulos, 16,3%, e os que não sabem/não opinaram, 4,3%

Nos votos válidos, o atual senador tem uma vantagem levemente confortável, com 45,6%, contra 30,3% de David e 24,1% de Do Carmo.

No segundo cenário, o atual prefeito de Manaus aparece com mais votos válidos do que Maria do Carmo Seffair (Foto: Reprodução/IPEN)

Capital x Interior: distribuição de votos é mais acirrada no cenário com David do que com Tadeu de Souza em Manaus

No comparativo entre cenários na capital e no interior, Omar Aziz aparece com mais vantagem no interior do que na capital no cenário sem David Almeida, onde aparece com 57,6%/interior – 38%/capital, contra 44,8%/interior – 29,7%/capital no segundo cenário.

No segundo cenário, se nota um acirramento de votos na capital, em que todos os candidatos citados aparecem na casa de 20%; Omar tem 29,7%, David tem 24,4% e Maria do Carmo, 23,3%.

Disputa é muito mais acirrada na capital, no segundo cenário, do que no interior (Foto: Reprodução/IPEN)

David Almeida é o nome mais rejeitado

Neste cenário em especial, quando se apresentam os nomes do que o eleitor jamais votaria, o nome do chefe do Executivo Municipal da capital amazonense aparece na ponta, como o mais rejeitado nesta parte da pesquisa.

David aparece com 30,3% de rejeição, contra 23,5% de Tadeu de Souza, 20,2% de Omar Aziz e 18,5% de Maria do Carmo. Os que não rejeitam nenhum candidato somam 3,6%, contra 2,6% dos que rejeitam todos eles. Não sabem ou não responderam, formam 1,3%.

Atual prefeito de Manaus é o mais rejeitado nesta etapa da pesquisa (Foto: Reprodução/IPEN)

A pesquisa teve a contribuição de 1,5 mil pessoas entrevistadas, entre os dias 18 e 25 de julho, na capital Manaus e em onze municípios no interior do Estado. A margem de erro é de 2,52%, com confiabilidade de 95%.

» Relacionados