O Projeto de Lei (PL) 042/2025, de autoria do vereador Luis Mitoso (MDB), que propõe que as atividades prestadas por profissionais de beleza da capital amazonense sejam consideradas “atividades essenciais” foi aprovado, na manhã desta quarta-feira (06/08), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A Lei segue agora para a sanção do prefeito de Manaus, David Almeida.
“Nesta manhã, esta Casa deu um importante passo para a valorização profissional e econômica das famílias destes trabalhadores. Essa categoria não se trata somente de beleza, se trata de saúde pública, física e emocional, e o nosso objetivo é fazer com que esses profissionais não sejam prejudicados como foram durante a pandemia, resguardando assim o direito dos mesmos de não pararem suas atividades, venha o que vier”, afirmou o vereador Mitoso.
O objetivo da proposta é resguardar as atividades econômicas de manicures, cabeleireiros, barbeiros, esteticistas, cosmetólogos, técnicos em estética, depiladores, podólogos e maquiadores, diante de algum imprevisto, como foi a pandemia da Covid-19, onde estas atividades foram proibidas.

Para a presidente do Sindibeleza-AM, Tânia Moura, o sentimento é de vitória com o objetivo alcançado. “Essa lei veio num bom momento em que precisávamos nos respaldar. Na pandemia, nós não tínhamos esse apoio e trabalhamos na clandestinidade, mas hoje, com o apoio do vereador Mitoso, podemos sim, dizer que hoje somos essenciais”, disse Tânia.
Na visão de Cláudio Parente, proprietário do Studio Paulista e apresentador do programa Resenha da Beleza, que viveu um dos mais delicados momentos da sua vida profissional durante a pandemia, essa conquista pode ser celebrada em memória de todos aqueles que perderam tudo, inclusive a própria vida.
“Quero deixar aqui registrado que todo parlamento é constituído por pessoas dispostas a atender a demanda da população, e através dos nossos direitos, fomos procurar o vereador Mitoso, um cliente especial que frequentou o meu salão por muitos anos, junto com seus familiares, e conheceu de perto a nossa realidade como profissionais da área. Fico feliz de ele ter abraçado a nossa causa e resolvido esse projeto de lei, que foi uma promessa de campanha dele, numa simples reunião em nosso salão, com a presença da nossa presidente Tânia Moura e alguns colegas da área da beleza presentes. Dizem que políticos não honram compromisso, mas o Mitoso honrou seu compromisso com todos nós e cumpriu com o que foi prometido. E eu sou grato por isso”, completou Parente.





