Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Census na manhã desta sexta-feira (5) mostra uma ampliação de vantagem para o atual senador Omar Aziz (PSD-AM) no interior do Amazonas, na disputa ao cargo de governador, bem como uma disputa acirrada com Maria do Carmo Seffair (PL-AM) na capital, e uma larga rejeição ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 2,2%, para mais ou para menos.
No primeiro cenário, se as eleições fossem hoje, o parlamentar teria 40% dos votos, contra 26% da atual presidente da Fametro, e . A ampliação de margem para Omar é vista no interior, onde 51% da população entrevistada nestas localidades votaria nele.


No segundo cenário, fora incluído o nome de Tadeu de Souza, vice-governador do Amazonas, apontado como possível sucessor de Wilson Lima. Tadeu possui porcentagens irrelevantes na capital e no interior (5% e 8%, respectivamente) e, no âmbito geral, 7% das intenções de voto.


A pesquisa ouviu cerca de 2 mil pessoas entre os dias 01 a 04/12 e, na visão dos especialistas, mostram um quadro de forte insatisfação com o governo de Wilson Lima, que teve até o presente momento 52% de desaprovação no mandato.
Mesmo múmero é visto na forte desaprovação ao mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva, com 52%. Já o atual prefeito de Manaus, David Almeida, a desaprovação chega a 63%, um recorde absoluto desde o início das manifestações.






