A Arena da Amazônia, palco de Copa do Mundo, receberá a terceira abertura do Campeonato Amazonense das últimas quatro edições. Neste sábado (10), às 18h30, Amazonas e São Raimundo dão o pontapé inicial na principal competição do futebol baré.
A última vez que a Arena da Amazônia recebeu uma partida de futebol oficial foi no dia 8 de agosto, quando o Amazonas FC empatou com o Goiás pelo Brasileirão Série B. Para a disputa do Barezão, o local recebeu manutenção no gramado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e está apto a receber as partidas.
Para o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, a maior praça esportiva do Amazonas merece receber um grande espetáculo a altura do seu simbolismo.
“O nosso templo sagrado está pronto para o Barezão. Sabemos a representatividade que a Arena da Amazônia tem para o torcedor amazonense. Temos orgulho de ter uma arena de Copa do Mundo e começar o estadual nela é sempre um privilégio e um presente para os torcedores. Tenho certeza que teremos um grande espetáculo”, afirmou.
Relembre as últimas aberturas do Barezão
2023 – Nacional 1 x 1 Rio Negro – 28/01/23 – Arena da Amazônia
2024 – Princesa do Solimões 2 x 0 Unidos do Alvorada – 19/01/24 – Gilberto Mestrinho
2025 – Manaus 0 x 1 Nacional – 25/01/25 – Arena da Amazônia
Amazonas FC: recomeço após rebaixamento
Atual campeão estadual, o time comandado pelo técnico Márcio Fernandes retorna à capital amazonense após realizar pré-temporada no CT do Retrô, em Camaragibe (PE). O elenco trabalhou por cerca de 23 dias visando um calendário cheio em 2026, que inclui o Campeonato Amazonense, a Copa Norte, a Copa do Brasil e a Série C do Campeonato Brasileiro.
Jogador com mais partidas disputadas na história do clube e capitão da equipe nos dois títulos estaduais conquistados, o meia Rafael Tavares vai disputar o seu quarto Campeonato Amazonense consecutivo pelo Amazonas. O camisa 10 comentou sobre as expectativas para a competição e os trabalhos realizados durante a preparação em solo pernambucano.
“Foi um período bastante proveitoso para nós. Deu para conhecer melhor os novos atletas e a comissão técnica, que realizou um trabalho muito positivo. O estadual é uma competição difícil, em que precisamos aproveitar bem as oportunidades. Estamos preparados e confiantes na busca pelos nossos objetivos”, destacou Rafael.
São Raimundo: esperança de repetir bons resultados com velho conhecido do nosso futebol
Com riscas a uma preparação séria e modesta, o técnico Sérgio Duarte busca colocar em campo um São Raimundo competitivo e com os pés no chão, tendo vistas a uma temporada promissora.
Em 2024, pelo primeiro turno, chegou à decisão contra o mesmo Amazonas e perdeu por uma infelicidade. Para 2025, a mudança de postura promete ser totalmente diferente do que ocorreu em 2025, uma temporada apagada, e um 2026 ainda melhor.
Provável escalação: Bruno Saul; Luquinhas, Eric, Munhoz e Cordeiro; Tiago Amazonense, Serginho e Marllon; Caio Davi, Allendy e Peteca.





