O Amazonas enfim apresentou oficialmente o seu reforço de peso para a disputa da Série B em 2025: se trata do atacante Yaya Sanogo, de 32 anos, francês que atuou com a camisa do Arsenal em 2017.
Além de regularizado no país, o atleta já treina junto ao elenco da Onça-Pintada, no CT da Ulbra, na Zona Sul de Manaus. Sanogo é mais um reforço que poderá ser relacionado para a sua primeira partida em solo nacinal, contra o Atlético-GO, neste domingo, às 15h, no Estádio Carlos Zamith.
Carreira de altos de baixos, passagens por Leste Europeu e China e “quase pupilo” de técnico do Arsenal

Revelado na base do CO Les Ulis, da França, foi no futebol que começou se encontrando e impulsionando seus rumos, ao chegar ao Auxerre, onde fez catorze jogos e marcou dez gols. O último ano de desempenho importante o credenciou para se juntar aos Gunners tempos depois.
O desempenho, porém, não foi o mesmo. Na temporada de 2013/2014 não conseguiu se firmar no elenco, embora, em lampejos importantes, soube ser decisivo no time comandado por Arsène Wenger. Foram vinte partidas, com um gol e uma assistência, antes de ser emprestado.
Em 2014, foi emprestado para Crystal Palace, Ajax e para o Charlton, em 2015. Pelo time holandês, o futebol pode ter se recuperado, com um gol em seis jogos, mas logo se transferiu para o Toulouse.
Foi no time do sul da França que Sanogo pode se reafirmar novamente. De 2017 a 2020, foram 72 jogos, com 16 gols marcados e uma assistência. Depois disso, se transferiu para o Huddersfield Town (nove jogos), para o Urartu, da Armênia (17 jogos, seis gols e 1 assistência), e para o futebol chinês, pelo Qingdao Red Lions (20 jogos e seis gols).