Um avião da companhia aérea colombiana Viva Air fez um pouso de emergência com combustível para voar por apenas seis minutos. O incidente aconteceu na última segunda-feira (17/10) com um Airbus A 320 Neo, e é investigado pela Aerocivil, autoridade de aviação civil da Colômbia.
O regulamento de aviação civil do país exige que a reserva final de uma aeronave, ou seja, a quantidade de combustível restante pare fazer uma aterrissagem, deve ser suficiente para voar por, pelo menos, 30 minutos.
Antes, o piloto da aeronave havia tentado pousar em dois aeroportos. Na primeira tentativa, em Riohacha, o mau tempo atrapalhou o voo, e o avião ficou em círculos próximo ao aeroporto à espera de o clima melhorar. Com a demora, o comandante decidiu seguir para Rio Negro.
A aterrissagem em Rio Negro também falhou por condições adversas. Com menos de 30 minutos de combustível, o piloto declarou emergência e seguiu para Monterío, com apenas 200kg de combustível remanescente, o equivalente a seis minutos de voo.

Após o pouso, um passageiro conseguiu fotografar o painel da aeronave, indicando a quantidade de combustível. Em nota, a Viva Air afirmou que cumpre o regulamento colombiano de aviação e que colabora com a investigação do caso.