Um dos carros de luxo apreendidos pela Polícia Federal durante a operação que investiga fraudes bilionárias em benefícios do INSS está registrado em nome da esposa do ministro do TCU Jonathan de Jesus. A BMW X1 branca foi localizada na casa da família de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “careca do INSS”, em Brasília, no último dia 23 de abril. A informações é da emissora CNN Brasil e do site Metrópoles.
O veículo foi encontrado na garagem de um imóvel no Lago Sul, durante buscas contra Romeu Carvalho Antunes, filho de Antônio Carlos e sócio de empresas ligadas ao esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões. O nome da atual proprietária, Thallys Mendes dos Santos de Jesus, esposa do ministro, consta nos sistemas de registro de trânsito.
Antes de Thallys, o carro estava registrado na concessionária Eurobike, localizada em frente ao Aeroporto Internacional de Brasília. A empresa foi responsável por vender o veículo.
Defesa afirma que venda foi legítima
Em nota, o gabinete do ministro Jonathan de Jesus afirmou que a negociação foi feita de forma legítima, com pagamento direto à conta da compradora, sem intermediação pessoal. A transação foi conduzida por terceiros, e a transferência documental junto ao Detran ficou sob responsabilidade exclusiva do comprador, segundo a nota.
Além da BMW, a Polícia Federal apreendeu outros quatro carros de luxo e três motocicletas na mesma residência. Os veículos estão sob análise dos investigadores.
A operação faz parte do inquérito da PF que apura um suposto esquema de fraudes estruturadas por entidades de fachada e empresas terceirizadas que teriam se apropriado indevidamente de milhões de reais de aposentados e pensionistas por meio de descontos não autorizados vinculados ao INSS.
O caso traz constrangimento a órgãos de fiscalização, como o Tribunal de Contas da União (TCU), já que o tribunal é responsável por auditar contratos e repasses da administração pública federal, incluindo os do INSS.
Fonte: Infomoney