Desembargador Jomar Fernandes é aclamado o novo presidente do TJ-AM

 

O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes foi aclamado na manhã desta terça-feira (10) o novo presidente do TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas) para o biênio 2025-2027. Ele terá como vice-presidente o desembargador Airton Corrêa Gentil. O desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos foi eleito para o cargo de corregedor-geral de Justiça do Amazonas, nos próximos dois anos.

A confirmação do nome de Jomar – único candidato inscrito para disputar o cargo – ocorreu na sessão do TJAM realizada exclusivamente para a escolha dos novos dirigentes do Judiciário, incluindo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Airton Luís Corrêa Gentil recebeu 22 votos, derrotando Cezar Luiz Bandiera. Para a Corregedoria, José Hamilton Saraiva dos Santos obteve 20 votos e venceu também Cezar Bandiera. O novo mandato começa no dia 2 de janeiro.

 

Desembargador Jomar Fernandes é eleito conselheiro do Fórum Nacional  Fundiário das Corregedorias-Gerais dos Tribunais de Justiça - TJAM
O novo mandatário tem a missão de conduzir novos nomes para compor os novos integrantes do Poder Judiciário Estadual (Foto: Raul Machado/TJMG)

 

Sobre o presidente

 

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, em 1983. Atualmente é corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (biênio 2023/2024); presidente do Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil; conselheiro do Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias-Gerais dos Tribunais de Justiça e preside a Comissão Organizadora do Concurso da Magistratura do TJAM.

É natural de Manaus, ingressou na magistratura em 1986 e atuou como juiz nas Comarcas de Humaitá e Itacoatiara, no interior do estado; na capital, em Varas da Fazenda Pública Municipal, da Dívida Ativa Municipal, e Vara Cível e de Acidentes de Trabalho.

Também atuou como juiz corregedor-auxiliar e como juiz-auxiliar da Presidência e da Vice-Presidência do TJAM. Esteve à frente da 1.ª e da 3.ª Turmas Recursais dos Juizados Especiais do Amazonas. Também atuou como coordenador de cursos da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam). No TRE, foi juiz eleitoral e coordenador da propaganda eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas.

Em 2016, foi promovido a desembargador pelo critério de antiguidade e presidiu a 2.ª Câmara Criminal do TJAM. Em janeiro de 2023, assumiu a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) e, em março do mesmo ano, foi eleito conselheiro do Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias-Gerais dos Tribunais de Justiça. À frente do Núcleo de Governança Fundiária e Sustentabilidade da CGJ/AM, promoveu ações para a efetivação de políticas públicas de regularização de terra no estado, com destaque nacional para a Semana Solo Seguro.

 

AMAZON emite nota parabenizando o feito

 

Em nota, a Associação dos Magistrados do Amazonas (AMAZON) parabenizou o feito de toda a comissão que irá conduzir os rumos do Tribunal a partir de 2025. Confira:

 

“Com grande apreço, a Associação dos Magistrados do Amazonas (AMAZON) parabeniza os desembargadores Jomar Ricardo Saunders Fernandes, eleito Presidente; Airton Luis Correa Gentil, eleito Vice-Presidente; e José Hamilton Saraiva dos Santos, eleito Corregedor-Geral, que comporão a nova direção do Tribunal de Justiça do Amazonas no biênio 2025-2026.

Desejamos pleno sucesso na condução dessas funções, com a certeza de que o Judiciário amazonense continuará a promover a Justiça com excelência, ética e dedicação em benefício da sociedade.”

 

Foto: Divulgação/TJ-AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *