Detran-AM desobriga teste de baliza em prova prática para obtenção de CNH

Nova resolução do Contran entra em vigor modificando diretrizes do exame de direção
Modificações agilizam mudanças na forma de avaliar aptidão do condutor em situações reais de trânsito (Foto: Divulgação)
Facebook
WhatsApp
Telegram
Threads
X

O Detran-AM passou a seguir as mudanças nas diretrizes de exames práticos para obtenção da nova Carneira Nacional de Habilitação (CNH), que entrou em vigor no primerio dia de 2026, mas só nesta terça-feira (27) o órgão passou a segui-las.

Entre as mudanças mais importantes está na desobrigação da baliza, tradicional manobra introduzida nos testes desde 1980, que gerou temores em quem pouco era familiarizado com a forma de estacionar carros no Brasil. Com a nova resolução, a baliza deixa de ser obrigatória, passando a ser uma etapa isolada do teste prático.

Todavia, isso não implica na forma de estacionar o carro, que segue intacto. A mudança busca reduzir o foco em exercícios técnicos repetitivos e ampliar a avaliação sobre a capacidade prática do motorista em lidar com o trânsito cotidiano.

O novo modelo prioriza a segurança e a educação no trânsito, bem como define situações reais em ambiente propício, avaliando principalmente fatores fundamentais como:

  • Respeito às leis de trânsito
  • Atenção à sinalização
  • Controle do veículo
  • Segurança em cruzamentos e conversões
  • Postura defensiva e responsável ao volante
  • Capacidade de tomada de decisão em vias públicas

» Relacionados