Terminou nesta quarta-feira (20) o prazo para as inscrições dos clubes interessados em participar do Campeonato Amazonense da Segunda Divisão de 2025. Dos 16 filiados fora da elite, apenas dez clubes se manifestaram e confirmaram sua participação da competição.
Se trata do recorde absoluto de participações de clubes num campeonato estadual de uma divisão inferior no Amazonas na era profissional desde quando o torneio voltou a ser realizado, em 2007. Pela ordem, CDC Manicoré, Clipper, Fast Clube, Itacoatiara FC (antigo JC), Operário, Penarol, Sul América, Tarumã e Unidos do Alvorada serão os clubes que vão disputar o campeonato.
Rio Negro e Iranduba, cujos convites foram enviados a seus dirigentes, não se manifestaram e ficarão de fora do Estadual deste ano. Assim como na temporada passada, a competição será sub-23 e os clubes poderão relacionar a cada partida no máximo cinco atletas acima da idade.
Captação de novos talentos na base
Com o fomento de a Segunda Divisão do nosso futebol também contar com atletas oriundos da base, a expectativa é de que novos talentos sejam captados por outros clubes e até mesmo com vistas à ascensão ao futebol profissional.
Para o dirigente do RB do Norte, Ronaldo Bonta, que disputará a competição por mais um ano, dar oportunidade à garotada será a sua melhor arma para enfrentar a dificuldade que terá com as novidades que trarão mais competitividade ao campeonato.
“É uma competição difícil, é apenas uma vaga, mas vamos lutar de igual pra igual contra todos os times, oportunizar a nossa garotada, nossos jovens da capital, que a Série B tem conseguido revelar muitos jovens atletas, e, se Deus quiser, vamos fazer um grande campeonato e chegar ao nosso objetivo”
Ronaldo Bonta, presidente do RB do Norte
De acordo com o calendário de competições e com o que foi definido no Conselho Técnico, o início da Série B deve acontecer entre os dias 12 e 18 de maio e a grande decisão entre 21 e 27 de julho, totalizando entre sete e 11 semanas de disputa.
Nos próximos dias, uma nova reunião definirá a fórmula de disputa da competição.