Acadêmicos do curso de Direito, regularmente matriculados em instituições de ensino superior da cidade de Manaus, poderão participar como voluntários da “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!”.
Na capital, o evento de atendimento ao público será realizado no período de 12 a 16 de maio e os graduandos que atuarem como voluntários farão jus ao recebimento de certificado de 40 horas de atividade complementar, emitido pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM).
Os estudantes interessados podem solicitar suas inscrições como voluntários junto à coordenação de seus respectivos cursos de Direito até o próximo dia 30 de abril.
Semana Nacional
A “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!” é uma mobilização de combate ao sub-registro civil conduzida pela Corregedoria Nacional de Justiça e que será realizada simultaneamente em todo o País. Em âmbito regional o evento é coordenado pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) que mobilizará aproximadamente 15 organizações em um mutirão para providenciar a expedição de documentos para a população.
Em Manaus, o evento será realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, com entrada (para a programação) pela Avenida Pedro Teixeira.
Ao oportunizar aos graduandos a participação como voluntários no evento, a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas tem a perspectiva de agregar experiência ao cotidiano acadêmico dos graduandos, favorecendo a estes: contato direto com a prática jurídica em situações reais; experiência no atendimento a populações vulneráveis; aprendizado sobre procedimentos extrajudiciais de cidadania; conhecimentos sobre desafios/oportunidades na área do Direito, além de contatos com profissionais que já atuam na área.
Sobre o evento
O “Registre-se!” é uma ação estratégica da Corregedoria Nacional de Justiça, sob a coordenação regional da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, voltada à erradicação do sub-registro civil e à promoção da cidadania plena. O evento buscará atender populações vulneráveis, incluindo comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhos, população em situação de rua e egressos do sistema prisional.
Como instrução às coordenações dos cursos de Direito, a CGJ-AM informa que as inscrições dos graduandos voluntários podem ser remetidas para o endereço eletrônico: [email protected]. O órgão também disponibiliza o contato telefônico (92) 2129-6664 para orientações.