Família de passageiro morto após assalto cobra justiça e segurança nos ônibus de Manaus
A família de José Roberto Barbosa, 43 anos, que morreu após ser esfaqueado durante um assalto a um ônibus da linha 640, pediu justiça, durante o velório da vítima. A família também criticou a segurança nos ônibus do transporte coletivo de Manaus.
O crime aconteceu na noite de terça-feira (22), na Avenida Max Teixeira. José Roberto foi morto na frente da mulher e dos filhos com uma facada no peito.
A mulher da vítima, Cleonice Nascimento Barbosa, criticou os constantes assaltos dentro de ônibus em Manaus. Ela também afirmou que as barreiras policiais não têm impedido a ação dos criminosos.
“Antes tinha mais policiamento. Eles [policiais militares] paravam os ônibus. A gente sabe que os coletivos são constantemente assaltados”, disse a viúva da vítima.
No velório, uma cunhada da vítima demonstrou indignação com o crime e cobrou fiscalização nos ônibus.
“É uma linha [640] que é conhecida por esses assaltos e eu queria saber por que as autoridades não tomam uma providência sobre isso? Quantos pais de família precisam morrer”, declarou a cunhada da vítima, que não quis se identificar.

O assalto
Cleonice contou que a família estava a caminho do cinema para comemorar o aniversário de 13 anos de um dos seis filhos do casal.
De acordo com a mulher, ao perceber o assalto, José Roberto jogou o celular para o chão. Como estava em pé, ele continuou segurando com as duas mãos no apoio do ônibus.
Um dos criminosos pediu o aparelho da vítima. Ao dizer que não tinha aparelho, o homem foi golpeado pelo assaltante, no peito.
“Ele estava com as duas mãos para cima, segurando no corrimão do ônibus, quando o cara pediu o celular e ele disse que não tinha. Ele não reagiu e o assaltante fez com brutalidade, só porque ele disse que não tinha. Tudo na frente dos nossos filhos”, contou Cleonice.
Além do aniversariante, outros quatro filhos presenciaram o momento em que o pai foi esfaqueado.

SSP diz que pediu celeridade
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou que determinou a intensificação das ações de policiamento em Manaus para combater os crimes de assaltos a ônibus do transporte público.
Segundo a Secretaria Pública, operações diárias e pontos de fiscalização foram reforçados na capital.
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) também informou que vem realizando, de forma permanente, operações nas principais vias em todas as zonas da capital.
Ainda de acordo com a secretaria, o secretário de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, pediu celeridade nas investigações para elucidação do caso. “A SSP-AM orienta aos usuários do transporte público coletivo para que não reajam em casos de assalto. As ocorrências devem ser denunciadas para o sistema de segurança por meio do 190”, diz a nota.
O caso é investigado pela Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), da a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
*Com informações G1*