Frente fria pode derrubar temperaturas em grande parte do Brasil neste fim de semana

Veranico que tornou os dias mais quentes dá uma trégua com a chegada de uma massa polar
Facebook
WhatsApp
Telegram
Threads
X

Quem gosta de calor pode se despedir do veranico mais recente. E quem gosta de frio pode se preparar para curtir os próximos dias. Isso porque o clima deve começar a virar em boa parte do Brasil a partir desta sexta-feira (23).

A frente fria que avança pelo Sudeste neste fim de semana é modesta e vai servir para encerrar o veranico (períodos de mais de quatro dias de dias quentes durante inverno ou outono). Já a próxima, que deve mostrar as caras na semana que vem, deve ser a primeira frente fria grande de 2025.

Previsão do tempo: veranico se despede e frentes frias vão aparecer nos próximos dias

O ar frio deve ganhar um pouco mais de força graças à atual frente fria no Sudeste, que rompeu o bloqueio atmosférico responsável por manter temperaturas elevadas nos últimos dias.

  • Para quem não sabe: bloqueio atmosférico é como se fosse uma “barreira invisível” criada quando uma grande massa de ar estaciona em cima de uma região, o que dificulta ou até mesmo impede a passagem de tempestades e frentes frias, por exemplo.

No entanto, o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, faz a seguinte ressalva em entrevista ao G1: “[No fim de semana] não vai ser um frio muito grande em nenhuma parte do Brasil.”

Qual é a previsão do tempo, então? Essa frente fria mais modesta é oceânica. Então, áreas mais próximas do mar devem ser as mais afetadas.

“Já está tendo geada em algumas partes do Rio Grande do Sul e isso deve continuar no fim de semana, mas em áreas cada vez mais restritas”, diz o meteorologista.

No Sudeste, o avanço da frente fria deve levar chuva forte para o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro nesta sexta.

Pessoas andando agasalhadas na rua em dia frio
Entre sexta e sábado (24), as temperaturas devem cair principalmente no Sul e Sudeste (Imagem: Elza Fiúza/Agência Brasil)

Entre sexta e sábado (24), as temperaturas devem cair principalmente no Sul e Sudeste. “Já no domingo [25], a temperatura volta a subir“, diz Luengo. “Não chega a realmente fazer um calorão, mas a temperatura sobe bem.”

No Nordeste, a chuva deve dar uma trégua (ou, ao menos, diminuir). Pancadas fortes devem ocorrer de maneira mais localizada, no norte do Maranhão. Já na região Norte, há previsão de chuva forte, especialmente no norte do Pará.

A primeira frente fria grande de 2025

A primeira frente fria de 2025 deve começar a mostrar as caras na próxima terça-feira (27). E ficar mais forte em 1º de junho, que cai num domingo.

Pessoa de moletom passando por termômetro que marca 10 graus Celsius em dia frio
Durante a primeira frente fria grande de 2025, temperaturas podem ficar abaixo dos 10ºC em áreas do Sudeste e Centro-Oeste (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Essa onda de frio deve impactar (quase) o Brasil todo. Isto é, as temperaturas devem cair não só no Sul, mas em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste, além de parte do Norte. Exemplos de mudanças que você pode esperar, a depender de onde mora:

  • Temperaturas abaixo de zero no Sul (ou seja, pode gear e nevar);
  • Recordes de temperaturas baixas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte;
  • Friagem no Norte.

“O grande diferencial desta massa de ar frio é que ela deve ter características continentais“, diz a meteorologista Josélia Pegorim, também da Climatempo, ao G1.

O que isso quer dizer, afinal? “Isso quer dizer que o ar de origem polar vai se deslocar pelo interior da América do Sul e não sobre o oceano”, explica Josélia.

Duas pessoas muito agasalhadas encostadas em mureta durante dia frio
Onda de frio deve vir em duas “doses” e impactar quase todo o Brasil (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Essa frente fria vai vir em duas “doses”. A primeira deve avançar pelo país a partir de terça ou quarta-feira que vem (28). A segunda, entre 31 de maio e 1º de junho.

  • Primeira “dose” deve causar chuva no Sul e instabilidade em parte de São Paulo (onde temperatura não deve cair tanto por conta do excesso de nebulosidade e chuva) e do Mato Grosso;
  • Segunda “dose” deve derrubar temperaturas no Sudeste e no Centro-Oeste.

Além das temperaturas possivelmente negativas no Sul, elas podem ficar abaixo dos 10ºC em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. No Norte, o vento frio pode avançar até Rondônia, Acre e áreas no sul da Amazônia.

Fonte: Olhar Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Relacionados