A maternidade Moura Tapajóz, administrada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil. O dado é de um levantamento inédito divulgado nesta semana, que analisou toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no país.
O estudo foi realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), o Instituto Ética Saúde (IES), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
“Esse resultado deixa claro que nossos esforços para melhorar a rede de saúde pública em Manaus estão no caminho certo. É mais um reconhecimento para uma gestão que ampliou a cobertura da saúde básica para mais de 90% e que segue entregando novas unidades e modernizando a rede. Parabéns, aos servidores da maternidade Moura Tapajóz, por esse resultado de excelência”, declarou o prefeito David Almeida.
A lista considera serviços hospitalares das esferas federal, estadual e municipal, com assistência 100% pelo SUS. A Moura Tapajóz é a única maternidade do Amazonas na lista e se destaca em uma seleção que inclui hospitais gerais e especializados (ortopedia, oncologia e cardiologia), que possuem mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025.
A conclusão do levantamento dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil se baseou em critérios como acreditação hospitalar, taxas de ocupação e de mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva e tempo médio de permanência dos pacientes.





