Onça-pintada alvejada a tiros é resgatada após nadar por horas no Rio Negro, em Manaus

Animal nadou por oito horas entre as margens do rio e foi salvo pelo Batalhão Ambiental perto da Ponta Negra; estado de saúde é grave e autoridades investigam origem dos tiros
Do resgate à constatação da quantidade de tiros por exames; a agonia de uma onça-pintada resgatada no Rio Negro nesta quarta (Foto: Divulgação)
Facebook
WhatsApp
Telegram
Threads
X

Uma cena dramática envolvendo uma onça-pintada macho mobilizou o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), na manhã de quarta-feira (1º), em Manaus. O animal foi resgatado em estado crítico nas proximidades do Complexo Turístico da Ponta Negra após tentar cruzar o Rio Negro. O felino apresentava grave ferimento com sangramento intenso, dentes quebrados e, conforme apuraram os veterinários, mais de 30 projéteis de arma de fogo alojados em seu corpo.

De acordo com as equipes de resgate, a onça iniciou a travessia pela margem direita do Rio Negro com destino à margem esquerda, onde fica a Praia da Ponta Negra. Após nadar por aproximadamente oito horas, o animal, já visivelmente debilitado, desistiu da jornada e tentou retornar ao ponto de partida.

Resgate emergencial

Foi nesse momento que os agentes ambientais conseguiram realizar a abordagem. Com a onça à beira do afogamento e em estado de extrema fraqueza, a equipe precisou sedar o animal ainda dentro d’água para conseguir retirá-lo em segurança. O felino foi encaminhado imediatamente para atendimento veterinário especializado.

Investigação em andamento

As autoridades ambientais já iniciaram as investigações para apurar a origem dos mais de 30 disparos encontrados no corpo do animal. A onça-pintada (Panthera onca) é uma espécie ameaçada de extinção e protegida pela Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98). O crime de caça predatória pode render aos responsáveis pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa.

O estado de saúde do animal permanece grave, conforme último boletim divulgado. Veterinários trabalham para estabilizar suas funções vitais enquanto tentam avaliar a extensão total dos danos causados pelos projéteis.

Fonte: Canal92AM

» Relacionados