O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), publica, nesta sexta-feira (23/05), o Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica do Amazonas – PLEAPO/AM 2025/2028 – Planejamento Estratégico em versão para consulta pública. O documento permanecerá no Site da Sepror durante o prazo legal de 30 dias.
“A elaboração do primeiro Pleapo representa um marco para a consolidação da temática no Amazonas, ao oferecer diretrizes estruturadas, participação social qualificada e mecanismos de planejamento e monitoramento capazes de orientar um modelo de desenvolvimento coerente com as especificidades ecológicas, socioculturais e econômicas da região”, destaca o secretário da Sepror, Daniel Borges.
O Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica do Amazonas tem como objetivo fortalecer e ampliar os sistemas de produção, com foco na agricultura familiar, povos indígenas e comunidades tradicionais, quilombolas, assentamentos de reforma agrária, valorizando a agrobiodiversidade e a sociobiodiversidade local e conhecimento tradicional. Com isso, segundo ele, está se garantindo o direito humano à alimentação saudável e adequada, ampliando o acesso às políticas públicas e instrumentos de fomento que incentivem o desenvolvimento dos sistemas de produção orgânica e de base agroecológica.
O Pleapo está estruturado em sete eixos temáticos complementares, com um período quadrienal de execução (2025-2028), com objetivos, estratégias gerais e prioritárias, todas detalhadas em ações, instituições envolvidas e prazo de execução, conforme a versão publicada nesta data.
A Sepror colocou à disposição tais diretrizes neste link que pode ser acessado aqui.