Manaus pretende adquirir modelo de VLP de São José

Representante da Prefeitura de Manaus esteve em São José nesta quarta, dia 1º. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Os VLPs (Veículos Leve sobre Pneus) articulados e 100% elétricos de São José dos Campos têm sido uma referência para várias cidades do país e, por isso, representantes de diversas prefeituras têm vindo para o município conhecer o veículo com o intuito de implantar este modelo e matriz energética no transporte público.

Nesta quarta-feira (1), o diretor-presidente do IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana) da Prefeitura de Manaus, Paulo Henrique do Nascimento Martins, esteve em São José para conhecer o VLP. O objetivo é adquirir um modelo parecido para a inclusão na frota do transporte público da cidade.

“Temos acompanhado a experiência que a Prefeitura de São José e a Secretaria de Mobilidade Urbana têm feito, esse esforço de modificar a tecnologia para um veículo elétrico. É uma tendência e temos feito todos os estudos, de impacto ambiental e de viabilidade econômica que demonstram que a curva de pagamento desses veículos, apesar de serem mais caros no início, com o tempo ele se tornam mais baratos”, explica Paulo Henrique.

Antes de vir para São José, o diretor-presidente do IMMU esteve em Campinas (SP), na fábrica da BYD, empresa que venceu a licitação para a produção dos 12 VLPs adquiridos pela Prefeitura. “Em Campinas vimos muito a parte técnica, o motor, funcionamento da bateria, carregamento, do que as empresas de ônibus precisam embarcar dentro das garagens, do treinamento que o pessoal das empresas operadoras precisa ter”, conta.

“Mas aqui pudemos ver o veículo já pronto. É um veículo futurista, com alta tecnologia, capacidade grande de transporte de passageiros e que se encaixa bem dentro daquilo que a gente espera numa perspectiva de transporte, não só da cidade de São José, como das cidades brasileiras. Precisamos ter essa mudança na matriz, até pra que a gente possa dar uma melhor qualidade para a população”, completa Paulo.

VLPs já chegaram

Esperados para dezembro, os VLP’s foram entregues no dia 7 de novembro e já estão em São José dos Campos. Os veículos têm propulsão elétrica, não emitem gases nocivos, são mais econômicos, com menor custo de manutenção e melhor desempenho.

Fonte: R3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *